GIP4 dezembro 2023

Nesta edição GIP4 de dezembro ,você tem acesso aos temas:

"Dicas do Panorama Mercantil 2023: Habilidades de poder"; "O poder da Inteligência Artificial para turbinar a produtividade dos Projetos"; "O Império Google contra-ataca"; "Esqueleto do Pensamento (SoT)" e "Líder Ágil: 6 ações poderosas para CEOs na era digital."

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 dezembro 2023


Dicas do Panorama Mercantil 2023: Habilidades de poder 

Aumente o sucesso do seu trabalho com Power Skills 💪🚀

O futuro do trabalho é digital

  • 90% das empresas aumentarão seus investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses.

A automação e o avanço tecnológico tornam as Power Skills essenciais num mundo em constante mudança

  • 92% dos entrevistados concordam que as Power Skills lhes permitem trabalhar de forma mais inteligente, adaptar-se às novas tecnologias e abraçar a mudança.

De acordo com o relatório “Pulse of the Profession 2023” de PMI, as competências mais solicitadas pelas empresas da América Latina são: comunicação; resolução de problemas; liderança colaborativa e pensamento estratégico 

Quer ser um especialista em Power Skills e saber como aplicá-las ao seu trabalho?

Saiba como aqui


O poder da Inteligência Artificial para turbinar a produtividade dos Projetos

Há uma velha piada na indústria da inteligência artificial de que uma tecnologia só é IA até ser útil. Hoje, o mercado de aplicativos inteligentes está crescendo tão rápido que você pode nem perceber que está usando um aplicativo baseado em Inteligência Artificial. Utilizar IA no gerenciamento de seus projetos permitirá que você melhore a sua produtividade.

Carleton Chinner, em artigo publicado , sugere 10 maneiras de melhorar a gestão de seus projetos com IA, e o Prof. Carlos Magno Xavier explana cada tópico a partir de sua visão. 

Confira no blog


O “Império Google” Contra-Ataca

Gemini, a nova IA Multimodal, desafia a hegemonia do ChatGPT. 

Na luta pelo poder, Google lança GEMINI, o novo modelo de IA , que parece ser bem mais avançado do que o mais poderoso ChatGPT . Será mesmo?

O professor Barcaui examinou a questão de forma "agnóstica" e concluiu que existem pontos importantes a serem considerados.

Uma coisa é certa: essa disputa entre a DeepMind (Google) e a OpenAI (Microsoft) parece estar longe de encerrar.

Leia mais no artigo

 


Esqueleto do Pensamento (SoT)

Você sabe o que significa Esqueleto do Pensamento (SoT)?

Simplificando, SoT é um método de estruturação de prompts de IA que espelha como delineamos ideias antes de nos aprofundarmos em detalhes. É como dar à IA um roteiro, orientando-a a responder de forma mais organizada, coerente e eficiente. 

Vantagens em relação ao prompt tradicional

Os prompts tradicionais de IA às vezes podem produzir respostas lineares e menos estruturadas. O SoT muda isso dividindo um prompt em partes segmentadas, levando a respostas mais lógicas, fáceis de navegar e abrangentes. Também reduz a latência e ajuda os LLMs a gerar respostas mais coerentes e contextualmente relevantes, estruturando prompts de uma forma que espelhe os processos humanos de pensamento e escrita.

🎯 Exemplo do mundo real
Prompt regular: "Como você desenvolveria um novo recurso de software para uma ferramenta de gerenciamento de projetos?"

Em solicitações regulares, a IA pode fornecer uma visão geral do processo de desenvolvimento, cobrindo aspectos como coleta de requisitos, design, codificação, teste e implantação. No entanto, essa resposta pode carecer de estruturação ou segmentação detalhada.

Esqueleto da Inspiração do Pensamento
Prompt: "Descreva o processo de desenvolvimento de um novo recurso de software em uma ferramenta de gerenciamento de projetos. Comece com a análise de requisitos, seguida por especificações de projeto, padrões de codificação, protocolos de teste e, finalmente, estratégias de implantação."

Percebeu a diferença? O prompt SoT garante uma resposta detalhada e passo a passo fácil de seguir!

Com a abordagem SoT, o prompt é estruturado como um plano de projeto detalhado. Ele orienta a IA a abordar cada etapa crítica do processo de desenvolvimento de software de forma organizada. Isso resulta em uma resposta mais parecida com um guia passo a passo, com divisões claras entre cada fase do projeto.

Por que isso é importante?
Em uma era em que a IA auxilia em tudo, desde tarefas mundanas até tomadas de decisões complexas, a SoT nos capacita a aproveitar o potencial da IA de forma mais eficaz. Não se trata apenas de obter respostas; trata-se de obter insights bem estruturados e acionáveis.

Como você acha que a SoT pode ser útil para você? 

*Texto extraído do post do Prof. Andre Barcaui, em seu LinkedIN. 


Líder Ágil: 6 ações poderosas para CEOs na era digital

O “Ágil” é termo poderoso na boca de todos – as pesquisas on-line por “transformação ágil” rendem cerca de 115 milhões de acessos. Mas isso é apenas exagero ou há benefícios reais a serem obtidos?

A capacidade de responder rapidamente às mudanças do mercado, abraçar a inovação e promover uma cultura de adaptabilidade não é mais opcional, mas um pré-requisito para a sobrevivência e o crescimento a longo prazo.

No artigo de Mario H. Trentim confira as 6 lições que os CEOs devem aprender para enfrentar os desafios da era digital e construir organizações ágeis que possam prosperar neste ambiente de negócios em rápida evolução.

Leia mais no artigo


Destaque do Mês: "Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Basic Methodware®"

O Gerenciamento de projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento é um desafio complexo, mas essencial para o sucesso das empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo. Seguindo um processo claro, usando a metodologia de gerenciamento de projetos apropriada, gerenciando as incertezas e promovendo a colaboração e a comunicação, as equipes podem garantir que seus projetos alcancem seus objetivos para o negócio, sejam concluídos no prazo, dentro do orçamento e para a satisfação das partes interessadas.

Para quem deseja se aprimorar no assunto, o Prof. Carlos Magno Xavier ministrará o curso on-line nos dias 11,12,14 e 15 de em março 2024.  São 4 aulas de 4 horas, das 14 às 18 horas, e as inscrições já estão abertas!

Para se inscrever no curso, clique aqui.

Fazendo o curso, você ainda ganha o livro do Prof. Caso deseje adquiri-lo independentemente do curso, só clicar aqui.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

 

 

 

× Como podemos ajudar?