GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – JUNHO/ 2019

 

GIP4_Junho de 2019

Você também pode ver a revista em PDF: Clique Aqui


LIDERAR COM "GIVERS AND TAKERS" 

A designação "Givers and Takers" é de Adam Grant, professor da Wharton School, que refere que as pessoas mais bem-sucedidas e os colaboradores mais produtivos são também os mais generosos e altruístas.

A relevância deste tema prende-se com 2 importantes fatores no sucesso empresarial: as redes de relacionamento e o poder de influência na construção da confiança.

Os perfis não são perfeitamente evidentes, precisam de foco organizacional, e nos conceitos que estamos a analisar os líderes terão que tomar decisões de "reskilling" e "upskilling" suportadas em informação insuficiente para construção de um business case sólido e o respetivo retorno do investimento.

Fonte: Carlos Freire para o Jornal de Negócios


AGRONEGÓCIO: RISCOS E OPORTUNIDADES

Riscos em agronegócio

De acordo com Cristiano Kruk, manter a relevância do agronegócio na economia nacional tem sido especialmente desafiador para os participantes deste segmento. ⠀

Os agropecuaristas brasileiros, além de terem que enfrentar os riscos inerentes ao seu próprio negócio, tais como condições climáticas, pragas que afetam a lavoura e as doenças que ameaçam suas criações, também precisam lidar com os efeitos da instabilidade econômica e política do País, greves, além da inerente precariedade da infraestrutura logística nacional.⠀

Desta forma, o sucesso deste setor está significativamente associado com a capacidade de adaptação às incertezas por meio de instrumentos de gerenciamento de riscos, assim como a aplicação de tecnologias de ponta no desenvolvimento das lavouras e criações.


VALE DÁ EXPLICAÇÕES SOBRE GERENCIAMENTO DE BARRAGENS

Nos arquivos enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a mineradora afirma estar "passando por um momento crítico" e se disse comprometida com as comunidades afetadas pelo rompimento das barragens em Brumadinho e Mariana.

Confira a matéria aqui.


Gerenciamento de portfólio

CONTE COM A BEWARE CONSULTORIA E TREINAMENTO!

AUMENTE A PREVISIBILIDADE DO SEU PROJETO APRENDENDO NOVOS MÉTODOS

Tenha mais um diferencial! Poucos profissionais têm Conhecimento e Habilidades em Gestão de Portfólio e Programas.

Este workshop, ministrado por um dos maiores especialistas em gerenciamento de projetos do Brasil, com 17 livros publicados e professor do MBA de Projetos da FGV, será apresentada uma abordagem eminentemente prática de como definir e gerenciar portfólio e programas, utilizando uma metodologia simplificada, aderente aos Standards de Gerenciamento de Portfólio e Programas do Project Management Institute (PMI).

A Beware é reconhecida pelo Project Management Institute como Registered Education Provider (REP), e este curso dá direito a PDUs, como forma de manutenção das certificações.

Entre em contato para conhecer melhor o curso: Falar com um dos nossos consultores.


DROPBOX PARA TE AJUDAR NO GERENCIAMENTO DOS SEUS PROJETOS

Em um esforço para se reposicionar como um hub de produtividade e colaboração, o Dropbox realizou uma renovação significativa em seu software de compartilhamento de arquivos.

O objetivo da empresa é combinar várias ferramentas digitais de trabalho fragmentadas em um único lugar. “É um espaço de trabalho único para organizar seu conteúdo, conectar suas ferramentas, e reunir todos, independente de onde estiverem”, afirmou a empresa em seu blog nesta semana.

Para isso, a companhia aposta em três componentes principais:

1 - o Dropbox combina documentos de uma variedade de fontes, incluindo Google Docs, Sheets e Slides e arquivos do Microsoft Office, tornando-os acessíveis em um lugar.

2- Integrações com ferramentas de colaboração e comunicação, incluindo Slack e Zoom, tornam mais fácil conversar com colegas de trabalho sem precisar sair do Dropbox.

3 - Funcionalidades “leves” de gerenciamento de projetos, como listas de coisas a fazer, @menções para designar tarefas, e a habilidade de marcar documentos em pastas de projetos específicos. Também é possível verificar o progresso em arquivos compartilhados com um novo feed de atividades da equipe.

Os novos recursos, que estarão disponíveis on-line e no app desktop do Dropbox, chegam sem nenhum aumento nos planos do Dropbox e também estarão disponíveis na versão gratuita do serviço.

Fonte: Site Computer World


LIDERAR COM INCERTEZA

Liderança

Um artigo recente da Harvard Business Review sobre "risk management", falava do modelo CARVER (acrónimo que significa "Criticality", "Accessibility", "Recoverability", "Vulnerability", "Effect" e "Recognizability"), desenvolvido durante a segunda guerra mundial e usado por analistas para determinar onde os pilotos de bombardeiros poderiam largar as munições nos targets dos inimigos, afirmando que este modelo é a análise SWOT com "esteroides".

Liderar com incerteza é olhar para o tema numa perspetiva bastante diferente. Em vez de se enviarem diretrizes de topo, a gestão das equipas deve basear-se em identificar e criar iniciativas que envolvam toda a organização. As equipas devem estruturar o seu trabalho em sprints, com um processo ágil para chegar à tomada de decisão. Os líderes mais seniores ajudam a eliminar obstáculos e acompanham os resultados das equipas de forma próxima.

Fonte: Carlos Freire para o Jornal de Negócios


AGENDA DE CURSOS DA BEWARE (TURMAS ABERTAS)

Desde 2015, a Beware é Registered Education Provider (R.E.P.) pelo PMI, atendendo a todos os critérios de qualidade, garantindo PDU´s aos seus alunos e te ajudando a se destacar no mercado de trabalho. Clique no curso abaixo ou entre em https://beware.com.br/servicos/cursos .

 

Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento 09, 10 e 11 de Julho Niterói, RJ
Workshop de Elaboração da EAP 26 de Julho Niterói, RJ
Workshop de Lições Aprendidas em Projetos 26 e 27 de Julho Centro, RJ
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 06 e 07 de Agosto São Paulo
Curso Do Project Canvas ao Plano de Projeto 13 e 14 de Agosto Niterói, RJ
Curso de Gestão Moderna de Projetos 13, 14 e 15 de Agosto Niterói, RJ
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 05 e 06 de Setembro Niterói, RJ
Workshop de Gestão de portfólio e programas 09 de Setembro Niterói, RJ
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 19 e 20 de Setembro Brasília
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 28 e 29 de Janeiro de 2020 Fortaleza

Garanta já a sua vaga, antes que a turma lote!

Vamos até você! Para cursos In Company, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br ou whatsapp para (21) 97201-9981.


LIVRO DO MÊS: GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) – BASIC
METHODWARE®

Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Vivemos em um cenário em constante transformação, que nos impõe o desenvolvimento de novas tecnologias que consigam prover o mercado com soluções inovadoras que melhor atendam às necessidades e demandas de diferentes clientes e mercados. A vantagem competitiva sustentável ocorre quando a empresa consegue desenvolver sua capacidade de inovar, isto é, quando utiliza o conhecimento e as competências tecnológicas para criar novos produtos, processos e serviços.

Para transformar ideias inovadoras em soluções comercialmente viáveis de sucesso, que darão à organização alavancagem competitiva diante da concorrência, os gestores se veem diante de uma necessidade premente: desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais que permitam obter sucesso no desenvolvimento e na implementação de projetos de inovação. Profissionais que gerenciam ou que participam de equipes de desenvolvimento de projetos inovadores necessitam identificar, alocar, integrar e gerenciar recursos organizacionais e conhecer práticas que possibilitem focar todo o gerenciamento de um projeto sob a ótica da inovação, aliando essas ações às melhores práticas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute.

Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que este tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é prover as técnicas necessárias para que um projeto de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Produtos seja gerenciado com sucesso.

Compre o livro aqui.

 

× Como podemos ajudar?