WORKSHOP DE GESTÃO DE PORTFÓLIO E PROGRAMAS (8 HORAS)

Menu de Cursos

 

Tenha mais um diferencial! Poucos profissionais têm Conhecimento e Habilidades em Gestão de Portfólio e Programas. Este workshop, ministrado por um dos maiores especialistas em gerenciamento de projetos do Brasil, com 17 livros publicados e professor do MBA de Projetos da FGV, será apresentada uma abordagem eminentemente prática de como definir e gerenciar portfólio e programas, utilizando uma metodologia simplificada, aderente aos Standards de Gerenciamento de Portfólio e Programas do Project Management Institute (PMI).

A Beware é reconhecida pelo Project Management Institute como Registered Education Provider (REP), e este curso dá direito a PDUs, como forma de manutenção das certificações, conforme tabela abaixo.

OBJETIVO DO CURSO

Propiciar aos alunos uma visão prática de como definir e gerenciar portfólio e programas.

Após a realização do curso, os alunos terão a capacidade de:

  • Alinhar os objetivos do portfólio e dos programas aos objetivos estratégicos da Organização;
  • Elaborar a Política de Governança e estruturar o Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) para
  • Elaborar o Program Model Canvas do Programa;
  • Elaborar o Termo de Abertura e o Plano de Gerenciamento de um Programa;
  • Conduzir de forma estruturada o processo de mudanças nos programas;
  • Elaborar o relato de desempenho do programa.
  • Estabelecer relacionamentos com as partes interessadas do programa a fim de garantir o alinhamento das expectativas com o trabalho realizado.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que entendam a necessidade de gerenciar com maior sucesso os programas.

PROGRAMAÇÃO

Portfólio

  • A relação entre Projeto, Programa, Portfólio e Processo. Alinhamento do Portfólio com a Estratégia Organizacional. Os processos de gerenciamento do portfólio.
  • A Governança do Portfólio. O papel do PMO na Gestão do Portfólio. Categorias de Projetos. A importância da proposta de projeto e sua adequabilidade, exequibilidade e viabilidade. Critérios de avaliação e priorização de projetos. Cronograma do Portfólio.
  • Sistemática de Gerenciamento de Benefícios do Portfólio. Monitoramento e Controle do Portfólio.

Programa

  • O que é o sucesso de um Programa? Alinhamento do Programa com a Estratégia Organizacional. A Governança do Programa. O papel do PMO na Gestão do Programa. Program Business Case. Sistemática de Gerenciamento de Benefícios de um Programa. As fases do Ciclo de Vida de um Programa e seus portões de decisão. A Concepção do Programa – Program Model Canvas
  • Metodologia de gerenciamento do programa, software de gerenciamento, Procedimentos para monitorar e controlar o programa e a realização dos benefícios. Sistemática de Controle de Mudanças.
  • Termo de Abertura do Programa
  • Plano de Gerenciamento do Programa (EAP e seu Dicionário, Cronograma, Registro de Riscos, Mapa de Aquisições, Orçamento, Plano de Comunicação e Engajamento dos Stakeholders)
  • Monitoramento, Controle e Encerramento do Programa.

MATERIAL DIDÁTICO

Será fornecida apostila com slides, modelos, exercícios e estudos de caso.

PROFESSOR

Carlos Magno da Silva Xavier foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor em administração de empresas pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Sócio-Diretor da Beware Consultoria e Treinamento. Sua experiência profissional, de mais de vinte anos, inclui a consultoria na sistematização do gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em várias Organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, Emgepron, SESC-Rio, Petrobras e outras). É autor/coautor de dezessete (17) livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware” – eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e UFRJ.

Livros: “Projetando com Qualidade a Tecnologia em Sistemas de Informação” (LTC – Livros Técnicos Científicos); “Gerenciamento de Projetos – Como definir e controlar o escopo do projeto” (Editora Saraiva); “Como se tornar um profissional em Gerenciamento de Projetos” (Qualitymark Editora); “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware” (Brasport); “O Perfil do Gerente de Projetos Brasileiro” (Brasport); “Gerenciamento de Aquisições em Projetos” (Editora FGV); “Metodologia de Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor” (Brasport); “Metodologia Simplificada de Gerenciamento de Projetos – Basic Methodware” (Brasport); “Projetos de Infraestrutura de TIC” (Brasport) , PMO – Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na Prática (Brasport) e “Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos” (Brasport), “Gerenciamento de Projetos de Construção Civil” (Brasport); Gerenciamento de Projetos em Tirinhas (Brasport), “Gerenciamento de Projetos Esportivos” (Brasport); “Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos” (Brasport); e “Análise de Projetos” (Editora Saraiva).

METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZADO

Clique aqui e conheça a metodologia de ensino e aprendizado da Beware. 

 MAIORES INFORMAÇÕES

Solicite orçamento  para turmas in company ou consulte sobre próximas turmas abertas através do e-mail relacionamento@beware.com.br ou pelo telefone: +55 (21) 3603-0202.