Melhorando a comunicação em projetos com Kanban

8 de Maio de 2015

O problema mais comum em projetos está relacionado à comunicação.

k1

 

Precisamos, portanto, melhorar nossas ferramentas de comunicação. Uma ferramenta muito útil é o Kanban, que já vem sendo utilizado, principalmente, em projetos de desenvolvimento de software. Kanban é uma palavra em japonês que significa literalmente registro ou placa visível. O sistema é uma das variantes mais conhecidas do Just in Time, tendo sido desenvolvido por um executivo da Toyota.

k2

 

O Kanban pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto e, até mesmo, no controle de tarefas operacionais. O grande ganho é o estabelecimento de prioridades entre as tarefas do backlog “To do”, que passam a compor o “Must do”. Quando a tarefa é iniciada, passa para o “Doing” e, após concluída e aprovada, vira “Done”. Um exemplo de modelo é o abaixo, que utilizamos na nossa empresa, em que cada colaborador tem o seu Kanban.

k3

Os softwares de gerenciamento de projetos precisam incorporar uma maneira onde os membros de equipes de projeto possam acompanhar suas tarefas com um kanban, e não, somente, por meio de cronogramas de barras. A movimentação de um status para outro seria muito mais intuitivo.

Para quem se interessar, recomendo a leitura de artigo disponível em http://www.projectmanagement.com/articles/294404/Are-You-Missing-Out-on-the-Benefits-of-Kanban-

Carlos Magno Xavier

Diretor do Grupo Beware