PMBOK® Guide do PMI Sexta edição

20 de julho de 2016

image001

pmbok6edicaoA versão inglesa em PDF estará disponível no primeiro trimestre de 2017. O lançamento em papel e das traduções será no terceiro trimestre de 2017, em inglês e em 10 outros idiomas. As atualizações do exame de
certificação PMP® só ocorrerão em 2018.

As alterações mais relevantes que achei foram:

  • Maior ênfase no PMI Talent Triangle™ e as habilidades essenciais do gerente de projetos para o sucesso no mercado de hoje, em especial na gestão estratégica de negócios. O Guia sugere a existência de dois documentos: Caso de negócio do projeto (Project Business Case) e Plano de gestão de benefícios do projeto. Estes dois documentos são interdependentes e iterativamente desenvolvidos e mantidos durante todo o ciclo de vida do projeto. Caso tenha interesse nesse tema, acesse meu artigo O novo “Gerente de Projetos” e a repaginada do “Analista de Negócios”.
  • Incorporação de práticas ágeis às áreas de conhecimento do Guia PMBOK®. Esta é uma mudança que mostra o alinhamento atual com o estado da arte em gestão. Sugiro a leitura dos meus artigos Não adianta querer um Projeto Ágil se a Organização é Lenta e O uso de Canvas é um modismo ou uma tendência.
  • A área Gerenciamento de Recursos Humanos passa a ser Gerenciamento de Recursos. O processo Estimar Recursos da Atividade foi para a área Gerenciamento de recursos, saindo da área de Gerenciamento do cronograma. Estas mudanças foram muito importantes, pois não tínhamos um gerenciamento adequado dos recursos do projeto no Guia.
  • Número de processos passa de 47 para 49. Novos processos (3): “Gerenciar o Conhecimento do Projeto”; “Implementar respostas aos riscos”; e “Controlar Recursos”. Foi retirado o processo “Encerrar Aquisições”.

Fiz no site algumas sugestões para alteração do draft do Guia, sendo a principal que alterasse os nomes dos processos de “Controlar” ou “Monitorar” para “Controlar e Monitorar”, pois enquanto o Monitorar atende ao Check do ciclo PDCA, o Controlaratende ao Act.

Abaixo segue uma tabela comparativa dos processos da 5ª para a 6ª edição. Alguns nomes foram alterados de uma edição para a outra. Repare na confusão em que alguns processos são “Controlar” e outros “Monitorar”.

imagem pmbok 1imagem pmbok 2imagem pmbok 3imagem pmbok 4

Textos de Carlos Magno Xavier:

O uso de Canvas é um modismo ou uma tendência

Gerenciamento de Projetos – Como Definir e Controlar o Escopo do Projeto

A Jornada do Consumidor do Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio

Não adianta querer um Projeto Ágil se a Organização é Lenta

Gerenciamento de Escopo, Tempo e Custo nos Projetos no Brasil

Qual a Diferença entre Padrões e Metodologias de Gerenciamento de Projetos?

Senado Americano Aprova por Unanimidade Legislação de Gerenciamento de Programas

Qual a diferença entre Governança e Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios?

A Escolha de Fornecedores para Projetos

Como Conceber as Contratações para Projetos

A Governança torna a Gestão de Projetos mais eficiente e eficaz na Construção Civil

O novo “Gerente de Projetos” e a repaginada do “Analista de Negócios”

Gerentes de Projetos são ou estão escravos da própria carreira?

Como Gerenciar Programas de Projetos Logísticos – Fatores Críticos de Sucesso

 

× Como podemos ajudar?