Essa credencial do PMI® foi especificamente desenvolvida para reconhecer as qualificações de profissionais no gerenciamento coordenado de múltiplos projetos, o que ajuda a atingir o sucesso de um programa. Os candidatos que receberem esta credencial serão reconhecidos globalmente como profissionais com experiência para tomar importantes decisões e traçar objetivos estratégicos para otimizar os resultados dos negócios.
Para obter a certificação PgMP® o profissional deve satisfazer determinados requisitos e estar de acordo com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI. A competência dos candidatos será verificada em dois passos:
- A primeira fase de avaliação é uma revisão de painel;
- O próximo passo da avaliação é um exame de múltipla escolha em que o candidato será solicitado a demonstrar suas habilidades em aplicar seus conhecimentos a questões baseadas em cenários situacionais.
Esta certificação é ideal para mim?
Se você responder "sim" a todas as questões abaixo, é possível que a certificação seja apropriada para você:
- Você tem o nível superior completo (bacharelado ou equivalente) e quatro anos de experiência como gerente de projetos? Ou você tem o ensino médio completo e sete anos de experiência como gerente de projetos?
- Você tem pelo menos 4 anos de experiência como gerente de projetos?
- Você já gerenciou múltiplos projetos alinhados com os objetivos estratégicos de sua organização?
- Os programas que você gerenciou tinham atividades complexas que englobavam organizações, regiões geográficas e diferentes culturas?
- Você cria credibilidade, estabelece confiança e mantém aberta a comunicação com stakeholders de diversos níveis, incluindo os externos à sua organização?
- Você é responsável por definir e iniciar projetos, por nomear gerentes de projetos para gerenciar custos, cronograma e performance, enquanto garante o sucesso e aceitação do programa?
- Você mantém o alinhamento contínuo do escopo do programa com os objetivos estratégicos do negócio e faz recomendações para modificar o programa de forma a otimizar a efetividade com relação aos resultados estratégicos?
- Você determina e coordena o compartilhamento de recursos entre os projetos de forma a beneficiar o programa?
- Você possui o conhecimento e habilidades para ser efetivo no projeto, no negócio e/ou em ambientes governamentais e tomar decisões que vão de encontro aos objetivos estratégicos?
- Você tem habilidades avançadas em finanças, liderança, comunicação, negociação e resolução de conflitos?
- Você está familiarizado com o livro Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) e o livro Standard for Program Management?
Se tem interesse neste tema, convido você a assistir gratuitamente o vídeo "O uso de Canvas no Gerenciamento de Projetos e Programas", com duração de cerca de 60 minutos, acessando o link https://leadlovers.com/