A Certificação de Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP)®

11 de julho de 2016

PgMPEssa credencial do PMI® foi especificamente desenvolvida para reconhecer as qualificações de profissionais no gerenciamento coordenado de múltiplos projetos, o que ajuda a atingir o sucesso de um programa. Os candidatos que receberem esta credencial serão reconhecidos globalmente como profissionais com experiência para tomar importantes decisões e traçar objetivos estratégicos para otimizar os resultados dos negócios.

Para obter a certificação PgMP® o profissional deve satisfazer determinados requisitos e estar de acordo com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI. A competência dos candidatos será verificada em dois passos:

  • A primeira fase de avaliação é uma revisão de painel;
  • O próximo passo da avaliação é um exame de múltipla escolha em que o candidato será solicitado a demonstrar suas habilidades em aplicar seus conhecimentos a questões baseadas em cenários situacionais.

Esta certificação é ideal para mim?

Se você responder "sim" a todas as questões abaixo, é possível que a certificação seja apropriada para você:

  1. Você tem o nível superior completo (bacharelado ou equivalente) e quatro anos de experiência como gerente de projetos? Ou você tem o ensino médio completo e sete anos de experiência como gerente de projetos?
  2. Você tem pelo menos 4 anos de experiência como gerente de projetos?
  3. Você já gerenciou múltiplos projetos alinhados com os objetivos estratégicos de sua organização?
  4. Os programas que você gerenciou tinham atividades complexas que englobavam organizações, regiões geográficas e diferentes culturas?
  5. Você cria credibilidade, estabelece confiança e mantém aberta a comunicação com stakeholders de diversos níveis, incluindo os externos à sua organização?
  6. Você é responsável por definir e iniciar projetos, por nomear gerentes de projetos para gerenciar custos, cronograma e performance, enquanto garante o sucesso e aceitação do programa?
  7. Você mantém o alinhamento contínuo do escopo do programa com os objetivos estratégicos do negócio e faz recomendações para modificar o programa de forma a otimizar a efetividade com relação aos resultados estratégicos?
  8. Você determina e coordena o compartilhamento de recursos entre os projetos de forma a beneficiar o programa?
  9. Você possui o conhecimento e habilidades para ser efetivo no projeto, no negócio e/ou em ambientes governamentais e tomar decisões que vão de encontro aos objetivos estratégicos?
  10. Você tem habilidades avançadas em finanças, liderança, comunicação, negociação e resolução de conflitos?
  11. Você está familiarizado com o livro Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) e o livro Standard for Program Management?

Se tem interesse neste tema, convido você a assistir gratuitamente o vídeo "O uso de Canvas no Gerenciamento de Projetos e Programas", com duração de cerca de 60 minutos, acessando o link https://leadlovers.com/409bae3/curso-project-canvas-e-o-plano/project-canvas-e-o-plano.

× Como podemos ajudar?