GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – SETEMBRO / 2016

1) Como elaborar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP)

gip4 ago 2016 4Não conseguimos fazer corretamente o cronograma ou o orçamento de um projeto se não representamos o seu escopo, ou seja, os produtos e serviços a serem gerados e entregues, em uma Estrutura Analítica do Projeto. A EAP, tradução para o português de Work Breakdown Structure (WBS), é uma estrutura hierárquica e pode ser representada na forma gráfica ou lista.

Em seu livro “Gerenciamento de Projetos - Como definir e controlar o escopo do projeto”, o diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, propõe uma estratégia em cinco passos para a elaboração da EAP, utilizando a técnica top-down (de cima para baixo), onde usa, a título de ilustração, um projeto de implantação ou melhoria de um processo.

Para conhecê-los, acesse o artigo “Como elaborar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP)” em https://www.linkedin.com/pulse/como-elaborar-estrutura-anal%C3%ADtica-de-um-projeto-eap-da-silva-xavier?articleId=6184096308207374336#comments-6184096308207374336&trk=prof-post.

2) Project Thinking = Inovação + Design Thinking + Canvas + Scrum

Precisamos inovar na forma como gerenciamos projetos. Imagine utilizar o Design Thinking, o Project Model Canvas, o Scrum4Lego e pitadas de Lego Serius Play. Isso tudo 100% prático.

Imagine uma imersão de 16h, com o professor Eduardo Freire, de práticas resolvendo um problema real, com pessoas reais, com o foco em inovar, já feita por mais de 537 pessoas!

Project Thinking

Saiba mais acerca desse curso no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de outubro, em https://www.sympla.com.br/project-thinking---rio-de-janeiro__79590 ou envie e-mail para relacionamento@beware.com.br.

Veja mais em http://beware.com.br/services-view/workshop-project-thinking-inovacao-na-gestao-de-projetos-com-design-thinking-rio-de-janeiro/.

3) Como Elaborar o Cronograma do Projeto

revista imagem 3A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é a base para a elaboração do cronograma do projeto. Queremos colocar no tempo, “como”, “quando” e “por quem” os produtos e serviços (entregas) serão desenvolvidos e entregues ao longo do projeto. No artigo “Como Elaborar o Cronograma do Projeto” o diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, apresenta os cinco passos para a elaboração de um cronograma, que pode ser feito com o auxílio do Excel ou de um software de gerenciamento de projetos. Leia o artigo em https://www.linkedin.com/pulse/como-elaborar-o-cronograma-do-projeto-carlos-magno-da-silva-xavier?articleId=6184793247701880833#comments-6184793247701880833&trk=prof-post.

4) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2016 DATA LOCAL
Curso Preparatório para Certificação PMI-PBA® - 36 Horas 30 de Setembro a 02 de Outubro e 07 a 09 de Outubro Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 18 e 19 de Outubro Belo Horizonte
Workshop Project Thinking – Inovação na Gestão de Projetos com Design Thinking (16 horas) 21 e 22 de Outubro Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 25 e 26 de Outubro Brasília
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 09 e 10 de Novembro São Paulo

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações. Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nesta lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

5) Livro do mês - Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Basic Methodware®

livro-inovacaoPara transformar ideias inovadoras em soluções comercialmente viáveis de sucesso, que darão à organização alavancagem competitiva diante da concorrência, os gestores se veem diante de uma necessidade premente: desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais que permitam obter sucesso no desenvolvimento e na implementação de projetos de inovação. Profissionais que gerenciam ou que participam de equipes de desenvolvimento de projetos inovadores necessitam identificar, alocar, integrar e gerenciar recursos organizacionais e conhecer práticas que possibilitem focar todo o gerenciamento de um projeto sob a ótica da inovação, aliando essas ações às melhores práticas.

Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que o tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada.

O livro, disponível também em e-book, pode ser encontrado em http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/metodologia/gerenciamento-de-projetos-de-inovacao-pesquisa-e-desenvolvimento-p-e-d-basic-methodware/.

6) Qual a diferença entre Governança e Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios? Qual o papel do PMO na Governança?

revista imagem 4Durante a pesquisa PMSurvey.org, realizada em 2014 por seções regionais do PMI (Project Management Institute), “governança” foi o aspecto menos considerado, no gerenciamento de projetos, nas cerca de 400 organizações participantes.

Temos aí uma forte oportunidade de melhoria.

revista imagem 5O diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, proferiu palestra no 2º PM Congress, evento on line, explicando o que é governança e a diferença para gerenciamento de projetos, programas e portfólio, apresentando alguns modelos atuais que estão sendo utilizados nas Organizações. Também mostrou o papel do PMO para o sucesso dessa Governança.

Caso queira assistir a essa e outras palestras do evento, acesse https://go.hotmart.com/M4914554K.

7) Estatísticas do PMI (Julho de 2016)

revista imagem 6

Fonte: http://www.pmitoday-portuguese.com/pmitodaypt/setembro_2016?pg=4#pg4