GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – OUTUBRO / 2016

1) O Guia PMBOK® do PMI, o Darwinismo e a Originalidade da Cópia

revista outubro 1O gerenciamento de projetos é uma área de conhecimento que tem sido demandada cada vez com mais intensidade. A atualização constante, através da participação em cursos e da leitura de livros e artigos, é fator crítico para aqueles que pretendem ter sucesso nessa área. Porém, não basta frequentar bancos escolares, ler diversos materiais sobre o assunto, ter vários anos de experiência, se o profissional não possuir a capacidade de adaptar todo esse conhecimento à realidade de cada projeto. Ao fazer essa adaptação estaremos copiando autores, professores, outros gerentes, mas é necessário que essa cópia seja original, no sentido de obedecer às peculiaridades de cada situação.

Leia o artigo completo do diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, em https://www.linkedin.com/pulse/o-guia-pmbok-do-pmi-darwinismo-e-originalidade-da-da-silva-xavier?articleId=6189133756054466560#comments-6189133756054466560&trk=prof-post.

2) Prêmio Projeto e PMO do Ano 2016

revista outubro 2

Estão abertas as inscrições, até 31/10, para o prêmio "Projeto do Ano e PMO do Ano" da Revista Project Management.

É uma premiação nacional que valoriza Empresas e Profissionais da área de Gerenciamento de Projetos, Programa e Portfólio de Projetos. O Diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, faz parte da Comissão Julgadora. Seria muito bom contar com a sua participação. Acesse http://www.mundopm.com.br/PREMIO_home2016.jsp.

3) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2016 DATA LOCAL
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 17 e 18 de Novembro Belo Horizonte
Curso de Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 30 de Novembro e 01 de Dezembro São Paulo
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 07 e 08 de Dezembro Niterói (RJ)
Curso de Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos A definir Rio de Janeiro

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nesta lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br. Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

4) Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos

revista outubro 4Muitas Organizações autorizam o início de projetos sem verificar de antemão se vale à pena o investimento que será realizado. Para auxiliar os gerentes nessa análise da viabilidade, a Beware vai realizar no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de novembro, um curso onde serão apresentados os conceitos que permitirão a você interpretar os diversos demonstrativos gerados pela contabilidade e efetuar o cálculo da viabilidade de projetos, com apoio de conceitos de Matemática Financeira e Finanças. Também serão utilizados cases práticos com o apoio do software “Simulação Empresarial” que acompanha o livro de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos de autoria do professor Marcus Fomm, professor do curso.

Para maiores detalhes e inscrição, acesse o site https://www.eventick.com.br/curso-de-viabilidade.

5) Livro do mês - Gerenciamento de Projetos de Construção Civil – Uma adaptação da metodologia Basic Methodware®

Image (209)Devido à crescente busca por qualidade, baixo custo e maior produtividade no setor da Construção Civil, tem sido observado que diversas empresas vêm perdendo competitividade ao longo do tempo por não adotarem métodos de gestão adequados em seus empreendimentos. A aplicação de metodologias de gerenciamento de projetos tem mostrado resultados altamente positivos em diversos setores da indústria, contribuindo para a realização dos seus objetivos estratégicos, promovendo maior agilidade nas operações e contribuindo fortemente com a melhoria contínua da qualidade de seus processos produtivos.

Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que este tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é contribuir com o setor da construção, no sentido de reduzir seus esforços na gestão de seus processos de produção, por meio da implantação de uma metodologia enxuta de gerenciamento de projetos.

Para adquirir esse livro, disponível também em e-book, acesse http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/metodologia/gerenciamento-de-projetos-de-construcao-civil-uma-adaptacao-da-metodologia-basic-methodware/.

6) Gerenciando Projetos de Inovação

revista outubro 6O Diretor da Beware, Carlos Magno Xavier esteve em Brasília na 6a feira (28/10) apresentando a palestra "Gerenciando Projetos de Inovação", em parceria com o PMI-DF, no 2º Café com Projetos 2016.

Os slides da apresentação podem ser obtidos em https://leadlovers.com/409bae3/projetos-inovacao/inovacao. Pediremos o seu e-mail para que possamos avisá-lo(a) de palestras, artigos e cursos nesse tema.

7) Estatísticas do PMI (agosto de 2016)

revista imagem 6

Fonte: http://www.pmitoday-digital.com/pmitoday/october_2016?pg=4#pg4