REVISTA GIP4 OUTUBRO_2015

header

Leia e divulgue para seus contatos esta revista, disponível em:
http://beware.com.br/academia/revista-eletronica/outubro2015/

1) O uso de Canvas é um modismo ou uma tendência na Gestão de Projetos?

canvasNa edição número 60 da Revista Mundo PM (www.mundopm.com.br), principal revista da área de gerenciamento de projetos no Brasil, a maioria dos artigos publicados citava algum tipo de modelo canvas: PM Visual Canvas, Program Model Canvas, Last Planner Canvas e Project Model Canvas.

 

O Modelo Canvas

Canvas (quadro, tela em inglês) é um mapa visual a ser preenchido visando a concepção, planejamento inicial, reflexão ou mesmo a visualização de alguma situação específica. São vantagens da utilização de um Canvas: velocidade de construção / preenchimento; facilidade de comunicação entre os stakeholders (envolvidos, interessados e impactados); garantia de que haja uma relação entre o preenchimento dos blocos que o compõe já que estão na mesma página lado a lado; e trabalho colaborativo entre os que participam de sua elaboração.

O modelo Canvas mais famoso é o “Business Model Canvas”, proposto pelo suíço Alexander Osterwalder em 2008, baseado em sua tese de doutorado de 2004, Business Model Ontology. O modelo objetiva representar o negócio em uma só página.

O sucesso desse modelo levou a que diversos canvas fossem criados, em diversos nichos de mercado. Em abril de 2014, Felipe Scherer publicou em http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/2014/04/27/15-canvas-para-fazer-a-inovacao-decolar/ uma lista de 15 canvas para apoio à inovação.

Para ler o artigo completo de Carlos Magno da Silva Xavier

 

2) O Guia PMBOK® do PMI e a Originalidade da Cópia

originalA primeira vez que eu li a expressão “A originalidade da Cópia“ foi em um artigo do ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso quando eu cursava a Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Estado do Rio de Janeiro, pelos idos de 1983. Achei muito interessante a ideia de que podemos ser originais / inovadores mesmo quando estamos copiando. Sem dúvida que FHC estava se referindo a modelos socioeconômicos, mas essa ideia eu considero válida para qualquer tipo de cópia. O próprio FHC certa vez disse: “Por trás de Niemeyer está Le Corbusier; e o estilo barroco do Estado de Minas Gerais (Brasil) é uma adaptação dos moldes europeus vindos de Portugal”.

 

Para ler o artigo completo de Carlos Magno da Silva Xavier

 

3) O Darwinismo e o Gerenciamento de Projetos

darwinVivemos em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, que tem levado as Organizações a viverem em permanente estado de mudança. Isso me faz lembrar um pensamento de Heráclito de Éfeso: “A única coisa permanente é a mudança”. Para melhor lidar com as mudanças temos presenciado a valorização do gerenciamento de projetos.

 

 

vejaA reportagem de capa da Revista Veja 2.270 de 23 de maio de 2012, como resultado da entrevista com 70 líderes no Brasil, apontou que Conhecimento e Habilidades em Gestão de Projetos era uma das oito características do profissional mais cobiçado do mercado.

Para ler o artigo completo de Carlos Magno da Silva Xavier

 

4) Se prepare para um mercado mais competitivo

corredoresGerencie com sucesso seus projetos, programas e portfólio, se preparando para um mercado mais competitivo!

 

 

pmi1   pmi2

 

A Beware é especialista em consultoria e treinamento em gerenciamento de projetos, programas e portfólio, sendo reconhecida pelo Project Management Institute (PMI) como Registered Education Provider (REP) e Registered Consultant Provider.

Os seguintes cursos estão agendados para 2015:

CURSOS LOCAL DATA
Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) Niterói - RJ 14 e 15 de novembro
Curso de Como Fazer um Plano do Projeto Simples e Efetivo (8 horas) Rio de Janeiro 14 de Novembro

 

Para maiores informações ou para solicitar uma proposta para uma turma In Company ou uma consultoria em gerenciamento de projetos, programas e portfólio, faça contato com relacionamento@beware.com.br ou pelo telefone (21) 3603.0202.