GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – NOVEMBRO / 2017

1) Usando PMBOK®, Kanban e Scrum para melhorar o desempenho em projetos de consultoria

(Professor Carlos Magno Xavier, Diretor da Beware)

O gerenciamento de projetos é uma área de conhecimento que tem sido demandada cada vez com mais intensidade nos últimos anos. A atualização constante, através da participação em cursos e da leitura de livros e artigos, é fator crítico para aqueles que pretendem ter sucesso nessa área.

Porém, não basta frequentar bancos escolares, ler diversos materiais sobre o assunto, ter vários anos de experiência, se o profissional não possuir a capacidade de adaptar todo esse conhecimento à realidade de cada empresa / projeto. Este artigo, de autoria de Flávio Giovani Brasil de Carvalho e Carlos Magno da Silva Xavier, apresenta uma adaptação de práticas que foram desenvolvidas e vêm sendo utilizadas por uma empresa júnior, em projetos de consultoria, conjugando metodologias tradicionais com métodos ágeis e visuais.

Acesse o artigo em https://www.linkedin.com/pulse/usando-pmbok-kanban-e-scrum-para-melhorar-o-em-de-da-silva-xavier/.

 


2) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2017 DATA LOCAL
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (16 Horas)  02 e 09 de Dezembro  Jaraguá Do Sul
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 07 e 08 de Dezembro Rio de Janeiro
Curso De Análise De Viabilidade Econômico-financeira De Projetos (16 HORAS) 20 e 27 de Janeiro de 2018 Rio de Janeiro

 

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/.  Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

 


3) The Evolution of Project Management

O texto abaixo é a tradução de parte do artigo disponível em https://mosaicprojects.wordpress.com/2017/09/25/the-evolution-of-project-management/. “Onde a gerência de projetos do século XXI precisa divergir das doutrinas do século passado, está na maneira como esses objetivos abrangentes devam ser alcançados - definir 44 ou 49 processos como as melhores práticas geralmente aceitas não são mais apropriadas.  O conceito de gerenciamento de projetos precisa ser capaz de se adaptar a abordagens muito diferentes, permitir que a equipe do projeto selecione a partir de uma caixa de ferramentas as técnicas e metodologias úteis e, em seguida, incentivar as equipes a elaborar os processos que eles realmente usam para otimizar as entregas do projeto para seus clientes.

Conseguir isso exigirá uma abordagem diferente para o desenvolvimento de normas, uma abordagem diferente para a formação e qualificação dos praticantes e a criação de comunidades muito diferentes dentro da profissão, que incentive a coesão, enquanto abraçando a diversidade de prática.”

 


4)Consultoria no Gerenciamento de Riscos em Projetos, Programas e Portfólio

A Beware apoia as empresas na identificação, análise (qualitativa e /ou quantitativa) e resposta aos riscos, como forma de aumentar a previsibilidade dos resultados. Também elaboramos o plano de atuação em momento de crise.

Realizamos consultoria no gerenciamento de Riscos para projetos da Petrobras, Consórcio Baía de Sepetiba (CBS), SulGás, OAS, Queiroz Galvão, Bombardier, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Norskan Offshore, DOF Subsea, Emgepron e ECMAN.

Quer saber mais, envie um e-mail para beware@beware.com.br, com o seu telefone, que entraremos em contato.

 


5) Customização da metodologia de gerenciamento de projetos PRINCE2®

A Axelos liberou gratuitamente o capítulo de "tailoring" do PRINCE2® versão 2017. É interessante porque vale para qualquer metodologia, independente se estamos ou não usando PRINCE2®. Apresenta como adequar um método, qualquer que seja a organização ou o projeto.

Acesse: https://www.axelos.com/best-practice-solutions/prince2/prince2-2017/prince2-2017-update-free-chapter

 


6) Livro do mês: PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática

Este livro deixa clara a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos.

Revisitando o que há de mais recente na literatura científica, esta obra inova ao compilar artigos inéditos, com base na experiência consultiva e acadêmica de seus autores.

Através de uma abordagem que privilegia a prática, são introduzidos conceitos sobre a constituição de PMOs, sua ligação com a estratégia da empresa e a governança corporativa, gerência de portfólio, suas funções, principais stakeholders envolvidos, gerência de conhecimento e tantos outros tópicos, na busca de compreender quais os aspectos que determinam o sucesso desta entidade dinâmica e ao mesmo tempo de tanto destaque nas organizações  contemporâneas.

Indispensável para gerentes de projeto, gerentes de escritórios de projeto, gestores buscando o desenvolvimento da maturidade de suas organizações, professores, pesquisadores e estudantes da área de gerenciamento de projetos.

Escrito por autores de renome no mercado de gerência de projetos, incluindo o diretor da Beware Carlos Magno da Silva Xavier.

Para comprar o livro e obter mais detalhes, clique aqui.