GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – NOVEMBRO / 2016

1) Sabemos Gerenciar Programas de Projetos?

revista novembro 2016 01Uma reportagem da revista Exame, em 2013, dizia que o Brasil gerenciava projetos de aeroportos como a Alemanha. Infelizmente não era um elogio. O título era: “Brasil é igual à Alemanha em incompetência em aeroporto”. A matéria comentava acerca da construção do aeroporto internacional de Berlim (Brandenburg). Foram 15 anos em projeto, obra iniciada em 2006, entrega prevista para 2011 e, até aquele momento, não estava concluído.
Aqui no Brasil, além dos estouros de prazo e custo nos projetos, temos vagões de metrô que perdem a garantia porque chegam muito antes das estações ficarem prontas; viadutos que levam o nada ao lugar nenhum; barcas que são compradas para cais que não permitem o embarque lateral e que não conseguem atracar no estaleiro da empresa responsável; e assim por diante.
Leia o artigo completo do diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, em https://www.linkedin.com/pulse/sabemos-gerenciar-programas-de-projetos-carlos-magno-da-silva-xavier?articleId=6204340070665773057#comments-6204340070665773057&trk=prof-post.

Você também pode clicar na figura abaixo para se cadastrar e baixar o e-book “Como ter sucesso na gestão de programas de projetos?”.

revista novembro 2016 02

2) A Captação e Retenção de Talentos para o Gerenciamento de Projetos

“Não são os objetivos que levam a empresa até onde ela vai; são as pessoas”
(Jack Welch)

revista novembro 2016 03Para ter sucesso em seus projetos, é necessário saber recrutar, avaliar, gerenciar e manter seu capital humano. Os melhores profissionais escolhem organizações que os reconheçam e valorizem como parceiros na partilha de seus conhecimentos e ideias. É necessário abrigar as mentes que mais podem contribuir na construção de organizações criativas, inovadoras, voltadas para o intangível capital intelectual e responsáveis socialmente.
Na Era do Conhecimento, onde “mentes” são o vetor principal, uma das principais tarefas do líder é ensinar aos outros sobre mudanças estratégicas e quem é quem nesse processo. Cabe a este líder, desperto dos grilhões de outras épocas, onde o lucro era prioridade e as pessoas meros coadjuvantes, impregnar nos colaboradores a percepção e credibilidade do quão relacionados estão o planejamento estratégico e o fator humano.
Leia o artigo completo do diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, em coautoria com a professora Maria Leonor, em https://www.linkedin.com/pulse/capta%C3%A7%C3%A3o-e-reten%C3%A7%C3%A3o-de-talentos-para-o-gerenciamento-da-silva-xavier?articleId=6209046731682828289#comments-6209046731682828289&trk=prof-post.

3) Próximos Padrões e Publicações do Project Management Institute

A quarta edição do standard de Gestão de Portfólio - The Standard Portfolio Management –será aberta para comentário público no primeiro quadrimestre de 2017, com publicação prevista para o quarto quadrimestre de 2017.
O PMI também tem planos para criar dois novos títulos: O “Guia de Práticas Ágeis” e o “Padrão em Análise de Negócios”.
O PMBOK® Guide – sexta edição será publicado on-line e em 10 línguas adicionais, simultaneamente com a impressão em inglês, no terceiro trimestre de 2017. Para manter-se atualizado(a) sobre essas e outras notícias dos padrões do PMI, clique aqui.

4) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2016/2017 DATA LOCAL
Curso de Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 30 de Novembro e 01 de Dezembro São Paulo
Curso de Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 07 e 08 de Dezembro Niterói (Rio de Janeiro)
Curso do Project Canvas ao Plano do Projeto 01 de Fevereiro de 2017 Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Projetos de Redesenho de Processos 07 a 09 de Fevereiro de 2017 Rio de Janeiro
Curso Preparatório para as Certificações PMP® e CAPM® do PMI Online Todo Brasil

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nesta lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

5) Gerenciamento de Projetos de Redesenho de Processos

revista novembro 2016 04As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. A Beware programou para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2017 o curso de Gerenciamento de Projetos de Redesenho de Processos. Nesse curso utilizaremos um modelo Canvas para a concepção do projeto, em conjunto com a nossa metodologia (de apenas 13 processos) que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também serão apresentados no curso alguns fundamentos da gestão de processos.

Capa - Mapeamento e Redesenho de ProcessosO curso, com 24 horas de duração, será baseado no livro “Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos”, que será distribuído aos alunos como parte do material didático.

Para outros detalhes e inscrição, acesse o site https://www.eventick.com.br/gp_processos.

No site tem um tipo de ingresso com 35% de desconto, limitado às 4 primeiras inscrições.

6) Livro do mês – Metodologia de Gerenciamento de Projetos Methodware®

Image (212)A grande maioria dos livros de gerenciamento de projetos existentes no mercado apresenta “o que” é necessário para o gerenciamento de projetos, sem entrar no mérito de “como” esses processos devem ser realizados e em que sequência. Este livro é direcionado para empresas e profissionais que precisam aumentar a chance de sucesso de seus projetos, através do estabelecimento de métodos para iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos.

IMG_6230-001Este livro ganhou, em 2010, o prêmio de “Melhor livro de Gerenciamento de Projetos da década”. Ele é voltado para a prática e, por isso, utiliza o projeto de um treinamento para exemplificar os procedimentos de cada processo da metodologia. Apresenta apêndices onde podem ser encontrados: um exemplo de Plano de Gerenciamento do Projeto; 36 modelos (templates) de documentos citados na metodologia; e como aplicar a metodologia em dois softwares de gerenciamento de projetos do mercado: Microsoft Project e Project Builder.

Para adquirir esse livro, disponível também em e-book, acesse http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/metodologia/metodologia-de-gerenciamento-de-projetos-methodware-3a-edicao/.

7) Estatísticas do PMI (setembro de 2016)

revista imagem 6

Fonte: http://www.pmitoday-portuguese.com/pmitodaypt/novembro_2016?pg=4#pg4

8) Mensagem de Natal da Beware

revista novembro 2016 07

Evoluímos quando somos resilientes e não temos medo de inovar, resistindo às intempéries e persistindo no alcance dos nossos sonhos. Neste fim de ano, vamos aproveitar o Espírito do Natal para rever nossas prioridades profissionais e, sobretudo, pessoais, a fim buscarmos a felicidade. Ela não está no alcance das metas, mas no dia-a-dia, ou seja, no caminho que trilhamos para chegar lá.

Feliz Natal!

São os votos da Beware Consultoria e Treinamento.