GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – MARÇO / 2017

1) Lições Aprendidas da "Operação Carne Fraca" da Polícia Federal

No dia 17/3/2017, o Brasil e o mundo foram surpreendidos pela divulgação da ”Operação Carne Fraca” da Polícia Federal, destinada a combater a venda ilegal de carnes no país. A operação revelou uma extensa rede de corrupção, criada para garantir a comercialização de carnes adulteradas e com data de validade vencida. A investigação implicou mais de 30 empresas, entre elas duas que figuram entre as maiores exportadoras mundiais de carne, que negam ter cometido essas irregularidades. O caso abala um dos poucos pilares ainda seguros da instável economia brasileira, o agronegócio.

Caso você tenha interesse em ler o artigo completo, clique aqui.

 

2) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2017 DATA LOCAL
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 26 e 27 de abril São Paulo
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 15 e 16 de maio Fortaleza
Curso de Implantação de PMO – Escritório De Gerenciamento de Projetos (16 horas) 23, 25 e 30 de maio; e 01 de junho Rio de Janeiro
Workshop de Concepção e Planejamento de Projetos (16 horas) 27 de maio e 3 de junho Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 03 e 04 de junho Rio de Janeiro (Niterói)
Curso de Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos (16 horas) 3 e 10 de junho Rio de Janeiro
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas (16 horas) 8 e 9 de junho Rio de Janeiro
Workshop Project Thinking: Design Thinking na Gestão de Projetos (16 horas) 23 e 24 de junho Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 26 e 27 de junho São Luis/MA
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 17 e 18 de julho Belo Horizonte

*Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

 

3) As Balas de Prata no Gerenciamento de Projetos

A metáfora “bala de prata” se aplica a qualquer ação que tem uma extrema eficácia na solução de um problema. Existem centenas de publicações indicando o que fazer durante o gerenciamento de um projeto, levando os gestores a terem dificuldades em determinar o foco do seu trabalho e de sua equipe. Uma das consequências é a alta frequência com que os projetos não alcançam os seus objetivos. Para a sua tese de doutorado, Carlos Magno Xavier realizou uma pesquisa, com 202 projetos no Brasil, para verificar a utilização de 106 práticas, nas dimensões Processo, Organização, Pessoas e Tecnologia, e sua relação com o sucesso do projeto. Essa tese, em premiação organizada pela Revista Mundo PM, foi escolhida o “Projeto Acadêmico do Ano de 2014”.

As principais conclusões desse trabalho foram: a) trinta e quatro (34) práticas foram correlacionadas aos ótimos resultados ou de prazo, ou de custo ou para o negócio; e b) os resultados foram predominantemente influenciados pelo gerenciamento de “Riscos” e de “Pessoas” (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos stakeholders em relação ao projeto).

Caso você tenha interesse em ler o artigo completo, clique aqui.

 

4) Apoio ao Gerenciamento de Projetos Especiais / Estratégicos

No mercado competitivo em que vivemos, a sobrevivência das Organizações depende da agilidade e efetividade de suas ações. O que define o seu futuro é o sucesso dos projetos. Por isto, precisamos fazer certo a combinação certa dos projetos certos.

Para permitir que você mantenha o foco no negócio, a Beware tem a habilidade necessária para gerenciar os seus projetos especiais / estratégicos. Esse serviço, denominado GPE plus, consiste na concepção, análise de viabilidade, planejamento e acompanhamento desses projetos. A transferência do conhecimento durante a consultoria permite também agregar expertise na gestão de projetos.

A concepção e a viabilidade do projeto

Para o seu projeto ter sucesso, ele deve atender às expectativas em relação à gestão e, principalmente, em relação aos resultados para o negócio. Essas expectativas são criadas no momento da concepção e viabilidade do projeto. Utilizamos nessa etapa ferramentas como Project Model Canvas, Payback, Taxa Interna de Retorno e Valor Presente Líquido, elaborando, caso necessário a Proposta do Projeto. Focar no alcance de benefícios aumenta em 5 vezes a chance de sucesso do projeto.

O planejamento do projeto

O nosso planejamento é ágil e adequado, dependendo da complexidade do projeto e atendendo ao escopo, prazo, custo e qualidade, considerando de forma integrada os riscos, recursos humanos, aquisições e comunicações.

O Acompanhamento do projeto

Utilizamos artefatos que permitem o acompanhamento físico-financeiro do projeto, que dará a você a tranquilidade de saber o real progresso do projeto, evitando surpresas e permitindo a correção de desvios.

Precisando de ajuda nessa área, envie e-mail para beware@beware.com.br.

5) Livro do mês: Gerenciamento de Projetos Esportivos

“A importância econômica do Brasil somada a sua população numerosa e diversificada deveriam produzir resultados esportivos melhores do que os que estão sendo alcançados nas competições de nível internacional. Esse modesto histórico de resultados alcançados evidencia, de maneira contundente, que estamos ainda muito distantes do desempenho obtido pelos melhores países do mundo nessas competições.”

Este livro pretende contribuir com parte da solução do problema do baixo desempenho, a partir da divulgação de uma metodologia simples e eficiente para o gerenciamento de projetos esportivos. Os autores tiveram a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca de conceitos de gerenciamento de projetos. Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que este tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é prover as técnicas necessárias para que um projeto de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Produtos seja gerenciado com sucesso.

Para comprar o livro e para mais detalhes, clique aqui.