GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – MAIO/ 2018


 

1) Como Lidar com o Excesso de Informações no Gerenciamento de Projetos

Somos bombardeados a cada minuto por centenas de informações, oriundas de várias formas de comunicação: voz, música, livros, Internet, e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram etc. Isso faz com que tenhamos dificuldades para filtrar o que realmente é importante e, em alguns casos, com que tomemos decisões equivocadas no gerenciamento de projetos, baseadas em dados imprecisos.

A pesquisa PMSURVEY.ORG, realizada no Brasil em 2014, apontou que o problema mais comum em projetos estava relacionado à comunicação. Podemos concluir, então, que temos muita quantidade e pouca qualidade nessa comunicação.

 

 

 

A NOSSA MEMÓRIA É FALÍVEL

 

No livro “A Mente Organizada”, o neurocientista americano Daniel J. Levitin afirma que “a nossa memória é falível, mas não tanto por causa de limitações de armazenamento, e sim pelas limitações de recuperação”. Além disso, o que ele considera pior, é que não apenas temos lembranças confusas, e sim de nem sequer sabermos que elas estão erradas. Insistimos que certas imprecisões são de fato verdadeiras.

 

Acesse a continuação deste artigo de Carlos Magno Xavier em: https://www.linkedin.com/pulse/como-lidar-com-o-excesso-de-informa%C3%A7%C3%B5es-gerenciamento-carlos-magno-1?articleId=6167409598379683840#comments-6167409598379683840&trk=prof-post

 


2) Agenda de Cursos da Beware (Turmas Abertas)

Workshop de Gestão de Portfólio e Programas (8 horas)
18 de Julho Rio de Janeiro (Niterói)
Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas)
23 e 24 de Julho

Londrina

Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas)
07 de 08 Agosto

Brasília

Curso de Implantação de PMO - Escritório de Gerenciamento de Projetos (16 horas)
09 e 10 de Agosto

 Rio de Janeiro (Niterói)

Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas)
30 e 31 de Agosto Rio de Janeiro (Niterói)
Do Project Canvas ao Plano de Projeto
(16 horas)
11 e 12 de Setembro

Rio de Janeiro (Niterói)

Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) 
27 e 28 de Setembro

 Goiânia

Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) 
26 e 27 de Novembro

Foz do Iguaçu

 

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/.

Caso tenha interesse em uma proposta para curso In Company, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

 


3) Estatísticas do PMI

Pela estatística do PMI, divulgada na Revista PMI Today de maio de 2018, o Guia PMBOK® se aproxima da impressionante marca de 6 milhões de cópias impressas vendidas.

Fonte: PMI Today – Maio de 2018

 


4) PMBOK + CANVAS + SCRUM + KANBAM

Em seu artigo "A Concepção do Projeto com um modelo Canvas" (https://www.linkedin.com/pulse/concepção-do-projeto-com-um-modelo-canvas-da-silva-xavier/), o diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, ressaltou a necessidade de utilizarmos métodos híbridos de gerenciamento de projetos, que combinem artefatos tradicionais de metodologias simples, com métodos ágeis (como SCRUM) e melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders (como Canvas e Kanban).

O professor Magno ministrou, nos dias 4 e 5 de junho, em Niterói - RJ, um workshop hands on acerca desse tema, onde foi exercitado a concepção e o planejamento de projetos. O próximo curso está agendado para os dias 11 e 12 de setembro.

Se quiser saber mais informações, envie e-mail para relacionamento@beware.com.br ou ligue (21) 3603.0202.

 


5) Apoio ao Gerenciamento de Projetos Especiais / Estratégicos

No mercado competitivo em que vivemos, a sobrevivência das Organizações depende da agilidade e efetividade de suas ações. O que define o seu futuro é o sucesso dos projetos. Por isto, precisamos fazer certo a combinação certa dos projetos certos.

Para permitir que você mantenha o foco no negócio, a Beware tem a habilidade necessária para gerenciar os seus projetos especiais / estratégicos. Esse serviço, denominado GPE plus, consiste na concepção, análise de viabilidade, planejamento e acompanhamento desses projetos. A transferência do conhecimento durante a consultoria permite também agregar expertise na gestão de projetos.

Quer saber mais, envie e-mail para beware@beware.com.br, com o seu telefone, que entraremos em contato.

 


6) Livro do Mês:  Gerenciamento de Projetos de Construção Civil: Uma Adaptação da Metodologia Basic Methodware.

Devido à crescente busca por qualidade, baixo custo e maior produtividade no setor da Construção Civil, observa-se que diversas empresas vêm perdendo competitividade ao longo do tempo por não adotarem métodos de gestão adequados em seus empreendimentos. Para agravar ainda mais a situação, a equipe de gestão e produção da construção civil é tradicionalmente enxuta, dificultando ainda  mais  a    sua adaptação a técnicas inovadoras de gerenciamento.

Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que o tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada.

O livro, disponível também em e-book, pode ser encontrado em: http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/metodologia/gerenciamento-de-projetos-de-construcao-civil-uma-adaptacao-da-metodologia-basic-methodware/.