GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – MAIO / 2017

 

1) Equipes de Projetos à Beira do Esgotamento Físico e Emocional 

(Artigo do professor Carlos Magno Xavier, diretor da Beware)

Há cerca de dois anos escrevi o artigo “Gerentes de Projetos são ou estão escravos da própria carreira?”. Ressaltei que as equipes de projetos estavam recebendo metas cada vez mais desafiadoras de prazo, de custo e de resultados para o negócio. Junte-se a isto uma geração muito competitiva (na faixa dos 25 aos 35 anos) e temos: aos 25 anos omeprazol; aos 30 anos rivotril; e aos 35 anos stents no coração.

Eu me deparei com o artigo “Dando fim ao esgotamento nervoso” na revista PMNetwork do PMI de março de 2017. Lá colocaram a estatística de que 38% dos trabalhadores do mundo sofrem de pressão excessiva no trabalho e 24% não têm interesse pelo trabalho que realizam. Só nos EUA, o custo anual do stress associado ao trabalho é de cerca de U$D 300 bilhões. No artigo acima citado, sete profissionais sugerem providências para assegurar que os membros da equipe não fiquem sobrecarregados com a carga de trabalho: Definir previamente as expectativas de cada etapa; Rever as prioridades; Planejar corretamente; Monitorar o trabalho para identificar sobrecargas; Reconsiderar a carga de trabalho; Mudar a estratégica; e Se a sobrecarga é pontual, deixar claro o período que ocorrerá. Não quero aqui dizer que concordo com as sete sugestões, mas acho importante trazer para discussão essa questão.

Os setores de Gestão de Pessoas das Organizações também devem estar atentas a essa sobrecarga das equipes, pois com certeza estão se arriscando a perder talentos importantes, tanto por problemas de saúde como para outras empresas.


2) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

 

PRÓXIMOS CURSOS EM 2017 DATA LOCAL
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 03 e 04 de Junho Rio de Janeiro (Niterói)
Curso de Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos (16 horas) 10 e 17 de Junho Rio de Janeiro
Workshop Project Thinking: DESIGN THINKING na Gestão de Projetos 23 e 24 de Junho Rio de Janeiro (Niterói)
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 26 e 27 de Junho São Luis/MA
Curso de Estruturação e Implantação de PMO  – Escritório de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio (16 HORAS) 15 e 22 de Julho  Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS)  17 e 18 de Julho Belo Horizonte
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas (8 HORAS)  25 de Julho Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (16 HORAS)   28 e 29 Julho Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS)   30 e 31 de Agosto  Brasília
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 18 e 19 de Setembro Rio de Janeiro

 

*Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/ Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

 


3) O que é “Ciclo de Vida do Projeto”?

Para melhor planejar, executar, monitorar e controlar, nós dividimos um projeto em “pedaços” menores, denominados “fases”, cujos nomes e quantidade são determinados pelas necessidades do gerenciamento. O ciclo de vida do projeto (project life cycle) é formado pelo seu conjunto de fases.

Cada fase do projeto possui um grupo de tarefas (entregas, atividades e marcos) relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de todos os deliverables (entregas) previstos para aquela fase. Um deliverable é qualquer produto ou serviço, tangível e verificável, que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele. Para ser verificável, ele deve atender a padrões predeterminados para sua conclusão, como especificações de desenho (design) de um produto (por exemplo, um novo carro) ou uma lista de verificação das etapas concluídas como parte de um serviço (por exemplo, a manutenção dos equipamentos de uma fábrica).

Para ler o artigo completo clique aqui.

 


4) Diagnóstico do Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio

Para saber o que é necessário melhorar no Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio, é fundamental a realização de uma avaliação.

Existem diversos modelos de avaliação dessa maturidade. Para ler um artigo acerca desse tema clique aqui.

Caso queira conversar com um dos nossos consultores, envie e-mail para beware@beware.com.br. 

 


5) Norma 21505:2017 de Gestão de Projetos é lançada pela ISO

A International Organization for Standardization (ISO) lançou a norma ISO 21505:2017 - Project, programme and portfolio management -- Guidance on governance.

Ela descreve o contexto em que a governança de projetos, programas e portfólios é conduzida e fornece orientações para a sua gestão.

A ISO 21505:2017 destina-se aos órgãos sociais como também para os executivos. O objetivo é orientar, impactar e ajudar na tomada de decisões sobre a governança de projetos, programas e portfólio, tendo em foco gerentes e atores envolvidos no desenvolvimento e implementação.

Essa ISO já se encontra disponível para compra em https://www.iso.org/standard/63578.html na versão Inglês.

O professor Walther Krause, que participou da elaboração da norma, informou que em breve ela será lançada em Português pela ABNT.

 


6) Livro do mês: PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática

Este livro apresenta de forma clara a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos. Revisitando o que há de mais recente na literatura científica, esta obra inova ao compilar artigos inéditos, com base na experiência consultiva e acadêmica de seus autores.

Através de uma abordagem que privilegia a prática, são introduzidos conceitos sobre a constituição de PMOs, sua ligação com a estratégia da empresa e a governança corporativa, gerência de portfólio, suas funções, principais stakeholders envolvidos, gerência de conhecimento e tantos outros tópicos, na busca de compreender quais os aspectos que determinam o sucesso desta entidade dinâmica e ao mesmo tempo de tanto destaque nas organizações contemporâneas.

Para comprar o livro em e-book e para obter mais detalhes, clique aqui.