GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – JUNHO / 2016

1) O que é o Escopo de um projeto? O que do Escopo se coloca na Estrutura Analítica do Projeto?

scopeO conceito de Escopo algumas vezes é confundido no meio acadêmico e na vida prática dos gerentes de projetos. Segundo o dicionário Aurélio, “escopo é um local bem determinado a que se aponta para atingir; objetivo que se pretende atingir; limite ou abrangência de uma operação”. Em português de Portugal, se chama “Âmbito”, em espanhol “Alcance” e em inglês “Scope”. A ideia é, portanto, estabelecer o limite do trabalho do projeto, com foco no(s) objetivo(s) que ele deve alcançar.

Acesse o artigo de Carlos Magno Xavier em https://www.linkedin.com/pulse/o-que-%C3%A9-escopo-de-um-projeto-do-se-coloca-na-da-silva-xavier?trk=prof-post, onde ele faz seus comentários a respeito do assunto a partir de algumas definições do PMBOK® Guide, do Project Management Institute, a principal referência no Brasil em Gerenciamento de Projetos.

2) Norma ISO para Gestão de Portfólio – Consulta Pública

O Projeto ABNT NBR ISO 21204 - Gerenciamento de projetos, programas e portfólios - Orientações sobre gerenciamento de portfólios, referente ao ABNT/CEE-093 Gestão de Projetos, Programas e Portfolio, foi adicionado em 16/05/2016. A Norma está aberta para votação e comentários, a todos interessados, em http://www.abntonline.com.br/consultanacional/.

3) A Filosofia e o Gerenciamento de Projetos

A história da filosofia nos mostra muitas respostas diferentes para cada uma dessas perguntas. Grandes sábios, como Aristóteles, Sócrates, Platão, São Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant, Hegel, Marx e Freud, discordaram em suas respostas. Quem estava certo?

hegel 1Utilizando o mesmo raciocínio, as técnicas de gerenciamento de projetos, utilizadas no passado, eram inadequadas? O professor Carlos Magno Xavier afirma concordar totalmente com o filósofo alemão Hegel quando ele diz que “não existem verdades eternas” e que “temos de contextualizar historicamente o conhecimento”. Fazendo um paralelo, não devemos afirmar que as técnicas de gerenciamento de projetos utilizadas no século passado eram erradas. Utilizando uma metáfora, o gerenciamento de projetos é como um rio que recebe água (novos conhecimentos) de seus afluentes ao longo do seu percurso (o passar dos anos). O que percebemos é que o rio (gerenciamento de projetos) vai se modificando de acordo com as rochas (mercado), barrancos (tecnologias) e curvas (mudanças organizacionais) que vão surgindo em seu caminho.

O rio que estamos presenciando nos dias de hoje está nos mostrando a importância de utilizarmos metodologias híbridas para o gerenciamento de projetos, misturando ferramentas tradicionais, como EAP, cronograma, orçamento e análise de riscos, com design thinking, modelos Canvas, Kanban e Scrum.

Project Canvas Methodware - com instruções - OUT2015A pesquisa anual PMSURVEY.ORG tem mostrado que os problemas mais comuns dos projetos no Brasil são de comunicação. Assim sendo, utilizar melhores formas de comunicação com os stakeholders do projeto deve ser uma preocupação constante dos gerentes. Usar Canvas (tela) é uma prática bem interessante de melhorar a comunicação visual e, também, o espírito de colaboração no projeto. O Canvas é útil para a concepção, mas não o suficiente para o planejamento do projeto. Por isso, desenvolvemos uma metodologia para gerar um plano de projeto simplificado, embora efetivo, unindo o tradicional ao moderno.

Caso tenha interesse neste tema, dê uma olhada no artigo “O uso de Canvas é um modismo ou uma tendência” (https://www.linkedin.com/pulse/o-uso-de-canvas-%C3%A9-um-modismo-ou-uma-tend%C3%AAncia-na-da-silva-xavier?trk=mp-reader-card) e em http://beware.com.br/services-view/curso-de-como-fazer-um-plano-do-projeto-simples-e-efetivo-rio-de-janeiro/.

4) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2016 DATA LOCAL
Como Fazer um Plano do Projeto Simples e Efetivo 08 de Julho Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 14 e 15 de Julho Goiânia
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 21 e 22 de Julho Niterói (RJ)
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 26 e 27 de Julho Curitiba
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 17 e 18 de Agosto Belo Horizonte
Curso Preparatório para Certificação PMI-PBA® - 36 Horas 30 de Setembro a 02 de Outubro e 07 a 09 de Outubro Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 25 e 26 de Outubro Brasília

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nesta lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

5) Livro do mês - Gerenciamento de Projetos Esportivos

o2A importância econômica do Brasil somada a sua população numerosa e diversificada deveriam produzir resultados esportivos melhores do que os que estão sendo alcançados nas competições de nível internacional. Esse modesto histórico de resultados alcançados evidencia, de maneira contundente, que estamos ainda muito distantes do desempenho obtido pelos melhores países do mundo nessas competições.

O livro “Gerenciamento de Projetos Esportivos“, disponível também em e-book, pretende contribuir com parte da solução do problema do baixo desempenho, a partir da divulgação de uma metodologia simples e eficiente para o gerenciamento de projetos esportivos. Você encontra o livro em http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/metodologia/gerenciamento-de-projetos-esportivos-uma-adaptacao-da-metodologia-basic-methodware/.

Os autores tiveram a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca de conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser mais bem entendida e aplicada, utilizamos um “Projeto de Preparação Esportiva”, para o departamento de futebol amador de um clube, para explicar seus processos.

A Basic Methodware®, de utilização prática para gerentes de pequenos e médios projetos, demonstra que é possível gerenciar sem burocratizar o trabalho, trazendo como benefício uma maior previsibilidade do projeto, aumentando a chance de seu sucesso.

6) APOIO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ESPECIAIS / ESTRATÉGICOS

pmi2Para permitir que você mantenha o foco no negócio, a Beware tem a habilidade necessária para gerenciar os seus projetos especiais / estratégicos. Esse serviço consiste na concepção, análise de viabilidade, planejamento e acompanhamento desses projetos. A transferência do conhecimento durante a consultoria permite também agregar expertise na gestão de projetos.pmi1

A Beware é a única empresa, genuinamente brasileira, que é reconhecida como provedora de consultoria (RCP - Registered Consultant Provider) e de educação (REP – Registered Education Provider) pelo Project Management Institute (PMI), que exige rigorosos padrões de qualidade e garantem serviços de acordo com as práticas disseminadas pelo PMI.

Há 16 anos a Beware (www.beware.com.br) oferece serviços de apoio ao gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em Organizações como Petrobras, Lojas Americanas, BRF, Marinha do Brasil, SESC-RJ, BR Distribuidora e muitas outras. Veja a lista de nossos serviços em http://beware.com.br/servicos/consultorias/.

Peça a visita de um de nossos consultores enviando mensagem para beware@beware.com.br.  Atuamos em todo o território nacional.