GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – JULHO / 2016

1) Diagnóstico da Maturidade em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio

MaturidadeA situação em que a empresa se encontra, em relação à utilização das práticas de gerenciamento de projetos, programas e portfólio, indica a sua maturidade. As organizações com maturidade têm alcançado mais sucesso, segundo o PMI´s Pulse of the Profession 2015.

Acesse a continuação deste artigo de Carlos Magno Xavier em https://www.linkedin.com/pulse/diagn%C3%B3stico-da-maturidade-em-gerenciamento-de-e-da-silva-xavier?trk=mp-author-card, onde ele cita os principais modelos e disponibiliza um link para o download de um exemplo de relatório de diagnóstico de maturidade, com base na norma NBR ABNT ISO 21500:2012

Caso queira fazer um diagnóstico na sua empresa, envie mensagem para beware@beware.com.br. Atuamos em todo o território nacional.

2) O Uso de Canvas no Gerenciamento de Projetos e Programas

Se tem interesse nesse tema, assista gratuitamente ao vídeo, do professor Carlos Magno Xavier, "O uso de Canvas no Gerenciamento de Projetos e Programas", com duração de cerca de 60 minutos, acessando o link https://leadlovers.com/409bae3/curso-project-canvas-e-o-plano/project-canvas-e-o-plano.

Será solicitada a sua identificação para que possamos, no futuro, enviar outras informações específicas acerca desse tema.

3) Mudanças no PMBOK® Guide do PMI - Sexta edição

image001O draft da 6ª edição do Guia PMBOK® do Project Management Institute (PMI) esteve disponível para comentários até 26 de julho de 2016. A versão definitiva em inglês, em PDF, estará disponível no primeiro trimestre de 2017. O lançamento em papel e das traduções será no terceiro trimestre de 2017, em inglês e em 10 outros idiomas. As atualizações do exame de certificação PMP® só ocorrerão em 2018.

Em https://www.linkedin.com/pulse/mudan%C3%A7as-pmbok-guide-do-pmi-sexta-edi%C3%A7%C3%A3o-da-silva-xavier?trk=mp-author-card o professor Carlos Magno Xavier discorre acerca das alterações mais relevantes para a próxima versão.

4) Desconto de R$ 300,00 no curso preparatório para a certificação PMP® do PMI

image002

 

A Beware, reconhecida pelo Project Management Institute (PMI) como Registered Education Provider (REP) e Registered Consultant Provider (RCP), está indicando para os seus clientes o curso on line YOUPM, preparatório para as certificações PMP® e CAPM® do PMI.

Em razão da parceria, o curso poderá ser adquirido, com desconto, por R$ 1.297,00, com todos os bônus inclusos, até 15 de agosto de 2016, podendo ser pago em até 3 vezes sem juros.

Acesse o link abaixo para saber mais informações e para contratar com desconto:

http://hotmart.net.br/show.html?a=I4569394D.

Faça o download em https://leadlovers.com/409bae3/preparatorio-para-certificacao-pmi-pmp/pmi-pmp de um e-book que responde às 20 dúvidas mais frequentes em relação à certificação PMP® do PMI. Algumas delas são: Porque eu devo me certificar PMP®? O que eu preciso fazer para me candidatar à certificação PMP®? Como é o processo de inscrição e elegibilidade do exame PMP®? Como é a prova? Que material ou estratégia de estudo eu preciso?

5) A Certificação "Profissional em Análise de Negócios” do Project Management Institute

analise de negócios 2Com a necessidade de melhor alinhar os projetos com a estratégia dos negócios, vem crescendo de importância nas Empresas o papel do “Analista de Negócios” que também tenha conhecimentos profundos de gerenciamento de projetos. Ele não somente deve transformar requisitos do negócio em processos ou projetos de TI, mas também em projetos de uma forma geral, para qualquer área da empresa. Ele deve ser posicionado no nível estratégico e não no nível tático, ou seja, no setor que cuida da estratégia organizacional. Seu papel é também propor projetos, em comum acordo com as áreas de negócio, que tornarão possível o alcance dos objetivos estratégicos. Isso muda a forma bottom-up como são propostos hoje muitos projetos para o portfólio, o que muitas vezes permite redundâncias e/ou falhas no alinhamento dos projetos.

certificação pbaPercebendo essa mudança do perfil do gerente do projeto e do analista de negócios, o PMI criou a certificação “Profissional em Análise de Negócios” (PMI-PBA®). Em maio de 2016 o PMI contabilizou 804 certificados no mundo, sendo apenas 6 no Brasil. Muitos no mercado querem saber como isso vai afetar o IIBA, e suas certificações CBAP® e CCBA®. Eu vejo todas as três certificações coexistindo, pois servem a diferentes fins.

O folheto "O que é a Certificação PMI-PBA®, e por que precisamos dela?", responde às principais dúvidas dos Candidatos: 1- O que é a Certificação PMI-PBA®? 2- Será essa a melhor Certificação para mim? 3- Será que possuo as horas de experiência requeridas? 4- Será que Possuo o conhecimento necessário? 5- Que material e estratégia de estudo preciso?

Caso tenha interesse em baixar esse e-flyer, acesse: https://leadlovers.com/409bae3/preparatorio-para-certificacao-pba/pmi-pba.

6) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2016 DATA LOCAL
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 17 e 18 de Agosto Belo Horizonte
Como Fazer um Plano do Projeto Simples e Efetivo 02 de Setembro Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 15 e 16 de Setembro São Paulo
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 26 e 27 de Setembro Niterói (RJ)
Curso Preparatório para Certificação PMI-PBA® - 36 Horas 30 de Setembro a 02 de Outubro e 07 a 09 de Outubro Rio de Janeiro
Workshop Project Thinking – Inovação na Gestão de Projetos com Design Thinking (16 horas) 21 e 22 de Outubro Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 25 e 26 de Outubro Brasília

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações. Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/.

Caso tenha interesse em algum que não esteja nesta lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

7) Livro do mês - Metodologia de Gerenciamento de Projetos - Methodware (3a. edição). Eleito em 2010 o melhor livro de gerenciamento brasileiro da década.

Image (212)A grande maioria dos livros de gerenciamento de projetos existentes no mercado apresenta “o que” é necessário para o gerenciamento de projetos, sem entrar no mérito de “como” esses processos devem ser realizados e em que sequência. Este livro é direcionado para empresas e profissionais que precisam aumentar a chance de sucesso de seus projetos, através do estabelecimento de métodos para iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos. A metodologia apresentada mostra aos leitores “como” implementar as boas práticas sugeridas pela publicação, da área de gerenciamento de projetos, mais vendida no mundo – A Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK® 5ª edição), publicada pelo Project Management Institute (PMI).

prêmioApresenta apêndices onde podem ser encontrados: um exemplo de Plano de Gerenciamento do Projeto; 36 modelos (templates) de documentos citados na metodologia em dois softwares de gerenciamento de projetos do mercado: Microsoft Project e Project Builder.

O livro, disponível também em e-book, pode ser encontrado em

http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/metodologia/metodologia-de-gerenciamento-de-projetos-methodware-3a-edicao/.