REVISTA GIP4 – GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – JANEIRO / 2016

Leia e divulgue para seus contatos esta revista, disponível pdf em:
http://www.beware.com.br/revistas/Janeiro-2016-Revista-Beware.pdf

1) Qual a diferença entre Governança e Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios?

Governança 3

O Project Management Institute (PMI) lançou, em janeiro de 2016, o Guia Prático “Governança de Projetos, Programas e Portfólios”, que está disponível para download em http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards/~/media/PDF/learning/portfolio-program-project-governance-practice-guide.ashx.

Quer saber a diferença entre Governança e Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios? Acesse o artigo do Diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, em https://www.linkedin.com/pulse/qual-diferen%C3%A7a-entre-governan%C3%A7a-e-gerenciamento-de-da-silva-xavier?trk=hp-feed-article-title-publish.

 

2) Cursos da Beware, turmas abertas, previstos para o 1º trimestre de 2016 

 CURSOS  PROFESSOR  LOCAL  DATA
  Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) Luiz Fernando Xavier Curitiba 15 e 16 de fevereiro
  Workshop Project Thinking (16 horas) Eduardo Freire Rio de Janeiro 26 e 27 de fevereiro
  Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) Luiz Fernando Xavier Niterói 27 e 28 de fevereiro
  Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) Luiz Fernando Xavier Belo Horizonte 08 e 09 de março
  Curso de Gerenciamento de Projetos na Construção Civil (24 horas) Maury Melo Belo Horizonte 11, 12 e 13 de março

 

Está interessado(a), envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

3) Qual a Diferença entre Padrões e Metodologias de Gerenciamento de Projetos?

qw

Existe uma confusão entre o que é um padrão, uma metodologia de gerenciamento de projetos e uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços. Por exemplo, o PMBOK® Guide do Project Management Institute (PMI) e o SCRUM são metodologias de gerenciamento de projetos?

Em http://beware.com.br/Padroes_e_Metodologias_de_GP.pdf está disponível um artigo do Diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, com a sua interpretação acerca desse assunto, citando alguns padrões e metodologias mais utilizados no apoio ao gerenciamento de projetos.

No artigo você encontrará resposta para as seguintes perguntas:

a) Quais os 18 padrões / guias práticos publicados pelo Project Management Institute (PMI)?
b) O que é um padrão?
c) O PMBOK® Guide é um padrão ou uma metodologia de gerenciamento de projetos?
d) Qual a diferença entre metodologia de gerenciamento de projetos e metodologia de desenvolvimento de produto?
e) RUP, Scrum, Lean Construction e Stage-Gates / FEL são metodologias de desenvolvimento de produtos ou metodologias de gerenciamento de projetos.
f) Prince2™ e Methodware® são metodologias de gerenciamento de projetos?
g) O que deve ter uma metodologia de gerenciamento de projetos?
h) Quais são as metodologias de gerenciamento de projetos utilizadas no mercado?
i) Qual a importância da adaptação de uma metodologia?

“São as pessoas e não as metodologias que gerenciam projetos. Uma metodologia não é mais que um pedaço de papel com instruções. O que transforma esse pedaço de papel em metodologia de sucesso é a forma como a Organização aceita e aplica a metodologia” Kerzner (2001).

4) Senado Americano Aprova por Unanimidade Legislação de Gerenciamento de Programas

O Project Management Institute (PMI) anunciou que o Senado Americano aprovou por unanimidade uma legislação bipartidária focada em melhorar a eficiência e reduzir o desperdício em todo o governo federal americano.

A legislação, denominada Ato de Melhoria do Gerenciamento de Programas e Prestação de Contas (em inglês Program Management Improvement and Accountability Act- PMIAA), cria um plano de carreira para gerentes de programas do governo federal norte-americano, e reconhece o papel essencial dos patrocinadores executivos.

As reformas incluem:

  • Criar uma série formal de cargos e plano de carreira para gerentes de programas no governo federal.
  • Desenvolver um modelo baseado em padrões para o gerenciamento consistente de projetos e programas em todo o governo federal.
  • Reconhecer o valor do patrocínio e compromisso executivo, designando um executivo sênior em cada agência para ser responsável pela política e estratégia de gerenciamento de programas.
  • Quebrar os sigilos e encorajar a colaboração através de um Conselho entre agências em gerenciamento de programas.

Conseguir aprovar no Brasil algo semelhante seria um passo significativo em direção ao endereçamento dos desafios políticos que levam a custos excedentes e atrasos no cronograma em programas do governo.