GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – FEVEREIRO / 2017

1) Como Coletar os Requisitos em Projetos?

O sucesso de um projeto está diretamente ligado ao atendimento das expectativas dos stakeholders. Enquanto o sucesso do projeto em relação ao negócio é medido pelo alcance dos benefícios esperados, associados ao retorno do investimento, o sucesso do gerenciamento do projeto é medido por tradicionais parâmetros de desempenho, tais como escopo, custo, tempo e qualidade.
De acordo com o Guia PMBOK® do PMI, “requisito é uma condição ou capacidade que é necessária estar presente em um produto, serviço ou resultado, para satisfazer uma necessidade do negócio”.
Um dos processos do Guia PMBOK1 do Project Management Institute (PMI), da área de gerenciamento de escopo, é “Coletar os Requisitos”. Este artigo tem como objetivo divulgar a interpretação do autor para esse processo, explicando também a diferença entre o escopo na visão do cliente e o escopo do projeto.
Caso você tenha interesse em receber o artigo completo, acesse https://leadlovers.com/409bae3/como-coletar-requisitos-em-projetos/requisitos.

2) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2017 DATA LOCAL
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 11 e 12 de Março Niterói (RJ)
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 03 e 04 de Abril São Paulo
Gerenciamento de Projetos de Redesenho de Processos 17, 19, 24 e 26 de Abril Rio de Janeiro
Do Project Canvas ao Plano do Projeto 29 de Abril Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 15 e 16 de Maio Fortaleza
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 26 e 27 de Junho São Luís (MA)
Curso Preparatório para as Certificações PMP® e CAPM® do PMI Online Todo Brasil

 

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.
Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/.

Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

3) O Gerenciamento de Projetos e o Passeio de Cruzeiro

Um cruzeiro no oceano é um excitante passeio. Ao embarcar, você vai aos andares mais altos e checa a suntuosidade dos aposentos e a beleza dos buffets? Ou você vai para baixo e inspeciona a sala de máquinas, os geradores e o casco do navio, e entrevista o comandante e sua tripulação? É natural você atentar para os primeiros detalhes, mas que características da embarcação irão manter o barco flutuando e você vivo?
Você se depara com as mesmas coisas no Acompanhamento de projetos. É difícil imaginar o que pode falhar, difícil de investigar e algumas vezes impossível obter respostas diretas. Mas o seu desconhecimento não elimina os riscos. O Monitoramento e Controle do projeto irá determinar se você irá afundar, nadar ou navegar.
Um dos resultados do PMI´s Pulse of the Profession 2015 é a importância dos relatórios de progresso para o melhor desempenho dos projetos. Nas figuras abaixo pode ser visto como aumenta bastante o percentual de projetos completados no prazo e dentro do orçamento quando é feito um mais efetivo monitoramento e controle do projeto.

O relato do progresso de um projeto não deve ser feito por meio da emissão de relatórios, principalmente em papel, e da realização de reuniões de status. Hoje dispomos de tecnologias que permitem não só a apresentação do andamento do projeto por meio de dashboard ou cockpit, acessíveis por vários dispositivos (PC, tablet, celular etc.), mas, principalmente, a consulta detalhada no site do projeto, de forma a que possa ser verificada a verdadeira razão dos desvios em relação ao planejado e, eventualmente, ler o que o gerente do projeto está fazendo para corrigir os desvios.

Se você está acompanhando o projeto somente por meio de apresentações do powerpoint em reuniões periódicas, não parece que você, durante a viagem de cruzeiro, só está indo nos andares mais altos e checando a suntuosidade dos aposentos e a beleza dos buffets?

4) Sistematização do Gerenciamento de Processos, Projetos, Programas e Portfólio

A Beware é especializada em capacitação profissional e consultoria na área de Gerenciamento de Processos, Projetos, Programas e Portfólio, tendo sido responsável / participado da sistematização do gerenciamento de projetos, programas e portfólio em Organizações como TIM Brasil, BR Distribuidora, Eletropaulo, SESC-Rio, Marinha do Brasil, TRT-MS, Lojas Americanas, 2S, Emgepron, Brasil Foods, Universidade Petrobras, Eletronuclear e outras. A gestão de uma organização é baseada em pessoas, processos e tecnologia. Como uma parte do trabalho da organização consiste em gerenciar projetos, também precisamos dessas dimensões.
Precisando de ajuda nessa área, envie e-mail para beware@beware.com.br.

5) Livro do mês: Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Basic Methodware®

Para transformar ideias inovadoras em soluções comercialmente viáveis de sucesso, que darão à organização alavancagem competitiva diante da concorrência, os gestores se veem diante de uma necessidade premente: desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais que permitam obter sucesso no desenvolvimento e na implementação de projetos de inovação. Profissionais que gerenciam ou que participam de equipes de desenvolvimento de projetos inovadores necessitam identificar, alocar, integrar e gerenciar recursos organizacionais e conhecer práticas que possibilitem focar todo o gerenciamento de um projeto sob a ótica da inovação, aliando essas ações às melhores práticas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute.
Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que este tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é prover as técnicas necessárias para que um projeto de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Produtos seja gerenciado com sucesso.
Para comprar o livro e para mais detalhes, acesse http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/metodologia/gerenciamento-de-projetos-de-inovacao-pesquisa-e-desenvolvimento-p-e-d-basic-methodware/.