GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – DEZEMBRO / 2016

1) As 10 principais mensagens do PMO Symposium 2016 do PMI

(Extrato da postagem de Lindsay Scott, no dia 07/12/2016, em http://pmoflashmob.org/category/mob-yield/).

foto 1O tema principal deste ano do Simpósio de PMO do PMI foi a gestão de benefícios dos projetos, uma grande mudança desde o ano passado onde a conversa foi toda sobre o gerenciamento de portfólio. Havia aproximadamente 700 pessoas ao longo dos três dias.

Para a Lindsay, as dez principais mensagens foram:

  1. Gestão de Benefícios – Just Do It.
  2. Esqueça a buzzword Agile e dê atenção a: Seis Sigma, Lean, Kaizen e fluxos de valor.
  3. Transforme o PMO – todos estão fazendo isso, principalmente indo para o Strategic PMO.
  4. Equipes pit e a gestão da qualidade.
  5. As palavras top do Simpósio PMO.
  6. Molho secreto– qual é o seu?
  7. Abordagem Sistêmica – o que é isso?
  8. Projectos difíceis e a inovação
  9. Chief Project Officers – o futuro?
  10. Gerenciamento Pastoral – você faz isso?

Leia o post completo em: http://pmoflashmob.org/top-ten-messages-from-the-pmo-symposium-2016/.

2) Oportunidade de voluntariado para validar a tradução do PMBOK® Guide – sexta edição para o português

Se você está à procura de uma oportunidade para ajudar a validar a tradução para o português do PMBOK® Guide – sexta edição, a terceira sessão de validação ocorrerá de 17 à 20 de fevereiro de 2017, na Europa. O PMI fornecerá a viagem e reembolso de despesas. PDUs serão concedidos para esta importante contribuição. Está interessado? Acesse o site Volunteer Relationship Management System (VRMS).

3) Governança e Gerenciamento do Portfólio de Projetos

“Precisamos fazer certo a combinação certa dos projetos certos” (Paul Dinsmore). Enquanto o gerenciamento de projetos e programas se preocupa em “fazer certo”, o gerenciamento de portfólio se preocupa em “fazer a combinação certa dos projetos certos”.

Como transformar seu planejamento estratégico em realidade? Como selecionar os projetos que irão ser executados para atender aos objetivos estratégicos, obedecendo às limitações físicas e financeiras? Como determinar se uma proposta de projeto é adequada, exequível e viável? Como avaliar e priorizar projetos, estabelecendo categorias de projetos e critérios de avaliação de propostas? Como otimizar e balancear o portfólio? Como gerenciar a execução, monitorar e controlar o portfólio?foto 2

Após a definição dos objetivos estratégicos é preciso identificar, selecionar e priorizar os projetos que irão compor o portfólio que permitirá que a Empresa alcance os resultados desejados.  Segundo pesquisa do Project Management Institute, o alinhamento dos projetos com a estratégia aumenta a chance de Sucesso.

A figura abaixo é um exemplo de mapa de processos utilizado pela Beware para apoiar as Organizações na definição da sua carteira de projetos estratégicos.

foto 3

Organizações com maturidade no Gerenciamento do Portfólio têm mais chances de conquistar seus objetivos desejados e alcançar o sucesso em seu negócio. Se precisar de uma visita para explicarmos como podemos ser úteis na definição e gerenciamento do portfólio, envie e-mail para beware@beware.com.br.

4) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

 

PRÓXIMOS CURSOS EM 2016/2017 DATA LOCAL
Curso do Project Canvas ao Plano do Projeto 01 de Fevereiro de 2017 Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Projetos de Redesenho de Processos 07 a 09 de Fevereiro de 2017 Rio de Janeiro
Curso Preparatório para as Certificações PMP® e CAPM® do PMI Online Todo Brasil

 

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nesta lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

5) Obama aprova importante lei para o Gerenciamento de Projetos nos EUA

foto 4O presidente Obama, no dia 14 de dezembro, aprovou uma legislação bipartidária focada em melhorar a eficiência e reduzir o desperdício em todo o governo federal americano. A legislação, denominada Ato de Melhoria do Gerenciamento de Programas e Prestação de Contas (em inglês Program Management Improvement and Accountability Act- PMIAA), cria um plano de carreira para gerentes de programas do governo federal norte-americano, e reconhece o papel essencial dos patrocinadores executivos.

Principais pontos:

  • Criar uma série formal de cargos e plano de carreira para gerentes de programas no governo federal.
  • Desenvolver um modelo baseado em padrões para o gerenciamento consistente de projetos e programas em todo o governo federal.
  • Reconhecer o valor do patrocínio e compromisso executivo, designando um executivo sênior em cada agência para ser responsável pela política e estratégia de gerenciamento de programas.
  • Quebrar os sigilos e encorajar a colaboração através de um Conselho entre agências em gerenciamento de programas.

Fonte: R.E.P. December 2016 Newsletter do PMI

6) Gerenciamento de Projetos de Redesenho de Processos

revista novembro 2016 04As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. A Beware programou para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2017 o curso de Gerenciamento de Projetos de Redesenho de Processos. Nesse curso utilizaremos um modelo Canvas para a concepção do projeto, em conjunto com a nossa metodologia (de apenas 13 processos) que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também serão apresentados no curso alguns fundamentos da gestão de processos.

Capa - Mapeamento e Redesenho de ProcessosO curso, com 24 horas de duração, será baseado no livro “Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos”, que será distribuído aos alunos como parte do material didático.

Para outros detalhes e inscrição, acesse o site https://www.eventick.com.br/gp_processos. No site tem um tipo de ingresso com 35% de desconto, limitado às 4 primeiras inscrições.

7) Livro do mês – Metodologia de Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor

foto 5Este livro é direcionado para instituições e profissionais que atuam no Terceiro Setor e que precisam aumentar a chance de sucesso de seus projetos, através de utilização das principais técnicas de gerenciamento de projetos, visando contribuir na obtenção de melhores resultados. O trabalho é resultado da adaptação da metodologia utilizada em empresas para o linguajar e a cultura do Terceiro Setor. Como o livro é voltado para a prática, é utilizado um estudo de caso real para exemplificar os procedimentos de cada processo da metodologia.

Como apêndices ao livro podem ser encontrados:  Exemplo de ”Plano de Projeto” para um caso real no Terceiro Setor;  Modelos de Termo de Abertura do Projeto, Plano do Projeto, Proposta de Projeto e outros citados na metodologia; e Glossário de termos de gerenciamento de projeto no Terceiro Setor.

Para adquirir esse livro, disponível também em e-book, acesse http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/terceiro-setor/metodologia-de-gerenciamento-de-projetos-no-terceiro-setor/.

8) Mensagem de Fim de Ano da Beware

Que 2017 seja muito melhor que 2016, com paz nos corações e a economia do Brasil dando um importante passo para a recuperação.

Feliz 2017!