GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – AGOSTO/ 2017

 

1) E-book Gratuito: Como Coletar Requisitos em Projetos?

(Artigo do professor Carlos Magno Xavier, diretor da Beware)

De acordo com o Guia PMBOK® do PMI, “requisito é uma condição ou capacidade que é necessária estar presente em um produto, serviço ou resultado, para satisfazer uma necessidade do negócio”.

Um dos processos do Guia PMBOK®, da área de gerenciamento de escopo, é “Coletar os Requisitos”. escrevi um e-book como objetivo divulgar a minha interpretação para esse processo, explicando também a diferença entre o escopo na visão do cliente e o escopo do projeto.

Caso queira fazer gratuitamente o download do e-book "Como Coletar Requisitos em Projetos?", acesse https://paginas.digital/409bae3/como-coletar-requisitos-em-projetos/requisitos. Caso queira outros e-books da área de gerenciamento de projetos, acesse http://beware.com.br/academia/e-books/.


2) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

 

PRÓXIMOS CURSOS EM 2017 DATA LOCAL
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 18 e 19 de Setembro Rio de Janeiro
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas (8 HORAS) 10 de Outubro Rio de Janeiro
Curso De Análise De Viabilidade Econômico-Financeira De Projetos (16 Horas) 14 e 22 de Outubro Rio de Janeiro
Workshop Project Thinking: Design Thinking Na Gestão De Projetos 20 e 21 de Outubro Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 23 e 24 de Outubro João Pessoa
Curso De Estruturação E Implantação De PMO – Escritório de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio (16 Horas) 26 e 27 de Outubro Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (16 Horas) 28/10 e 04/11 Jaraguá do Sul
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 28 e 29 de novembro Curitiba
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 11 e 12 de Dezembro São Paulo

*Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/.  Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.


3) Chega em Setembro de 2017 o PMBOK® Guide Sexta Edição

 

Está em pré-venda a nova edição do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). O PMI colocou no pacote, gratuitamente, um novo guia de práticas ágeis. O lançamento será no dia 6 de setembro. Por enquanto será liberada somente a versão em inglês.

Para saber mais acesse https://www.linkedin.com/pulse/chega-em-setembro-de-2017-o-pmbok-guide-sexta-edi%C3%A7%C3%A3o-da-silva-xavier.


4) Gerenciamento de Projetos On-line

Você está responsável por um ou mais projetos especiais, estratégicos para a sua empresa, mas não possui os recursos humanos e tecnológicos necessários para a sua gestão eficiente e eficaz? Pensando nessa situação que a Beware desenhou um serviço específico, de baixo custo, de terceirização do gerenciamento desses projetos. A liderança do projeto fica com o cliente, mas toda a gestão fica por nossa conta, sendo parte do trabalho presencial e parte virtual.

Quer saber mais, envie e-mail para beware@beware.com.br, com o seu telefone, que entraremos em contato.


5) Para Que e Como Utilizar Abordagens Ágeis nas Organizações?

A Revista PM Network de julho (http://www.pmnetwork-portuguese.com/pmnetworkpt/juhlo_2017?pg=16#pg16), do Project Management Institute (PMI), apresentou alguns resultados interessantes de pesquisas realizadas pela VersionOne, CA Technologies e Deloitte. Um deles mostra que a grande maioria acha fundamental a colaboração e a agilidade, mas poucos se acham altamente ágeis.

Na realidade, o discurso do ágil é fácil, mas a implementação não é trivial. Para ler mais acerca desse tema, acesse https://www.linkedin.com/pulse/para-que-e-como-utilizar-abordagens-%C3%A1geis-nas-da-silva-xavier.


6) Livro do mês: Gerenciamento de Projetos em Tirinhas

Este livro é mais uma contribuição aberta ao ensino de gerenciamento de projetos, que conta com 384 comentários de 93 nomes dentre os mais destacados da área, em 131 tirinhas.

Para comprar o livro e obter mais detalhes, clique aqui.