GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – AGOSTO / 2016

1) COMO LIDAR COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

gip4 ago 2016 1Somos bombardeados a cada minuto por centenas de informações, oriundas de várias formas de comunicação: voz, música, livros, Internet, e-mail, WhatsApp, Facebook etc. Isso faz com que tenhamos dificuldades para filtrar o que realmente é importante e, em alguns casos, com que tomemos decisões equivocadas no gerenciamento de projetos, baseadas em dados imprecisos.

A pesquisa PMSURVEY.ORG, realizada anualmente no Brasil, aponta que o problema mais comum em projetos está relacionado à comunicação. Podemos concluir, então, que temos muita quantidade e pouca qualidade nessa comunicação.gip4 ago 2016 2

A nossa memória é falível

No livro “A Mente Organizada”, o neurocientista americano Daniel J. Levitin afirma que “a nossa memória é falível, mas não tanto por causa de limitações de armazenamento, e sim pelas limitações de recuperação”. Além disso, o que ele considera pior, é que não apenas temos lembranças confusas, e sim de nem sequer sabermos que elas estão erradas. Insistimos que certas imprecisões são de fato verdadeiras.

Acesse a continuação deste artigo de Carlos Magno Xavier em https://www.linkedin.com/pulse/como-lidar-com-o-excesso-de-informa%C3%A7%C3%B5es-gerenciamento-carlos-magno-1?articleId=6167409598379683840#comments-6167409598379683840&trk=prof-post.

2) 13º ENCONTRO REGIONAL DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO RIO DE JANEIRO

revista maio 5Garanta seu desconto (promocional) no 13ª Edição do Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos do PMI Rio, que acontece nos dias 14 e 15 de setembro no Rio de Janeiro.

Os três principais eixos temáticos pesquisados para a edição de 2016 são: LIDERANÇA / GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO E DE NEGÓCIOS / GERENCIAMENTO TÉCNICO DE PROJETOS. Também traremos como CASES DE DESTAQUE:

  • KEYNOTE SPEAKER: Ricardo Viana Vargas / EX-CHAIRMAN PMI.
  • PAINEL HANGOUT.
  • GOVERNANÇA CORPORATIVA.
  • RECUPERAÇÃO DE PROJETOS.
  • GERENCIAMENTO EM TEMPO DE CRISE.

INSCRIÇÕES NA CONFERÊNCIA PMI Rio :

  1. FILIADOS ao PMI RIO

- Solicite seu desconto enviando um e-mail para apoio@pmirio.org.br para receber seu voucher promocional

  1. NÃO FILIADOS OU INSCRIÇÃO VIA EMPRESA

- Solicite seu desconto enviando um e-mail par infoergp@pmoacademy.com.br ou no Telefone: 11 – 4193-8585.

3) Os Dez Mandamentos da Estrutura Analítica do Projeto

A Estrutura Analítica do Projeto (EAP), tradução de Work Breakdown Structure (WBS), é o coração de todo o planejamento do projeto. A partir dela é que são elaborados o cronograma e o orçamento do projeto.

gip4 ago 2016 4A EAP não é um instrumento novo no gerenciamento de projetos, havendo registro da utilização dessa nomenclatura desde o início da década de 1960, nos Estados Unidos, pelo Departamento de Defesa, indústria aeroespacial e indústria de construção. Porém, algumas áreas criaram a cultura de representar o escopo do projeto por meio de uma lista organizada das atividades que seriam executadas. Essa forma de organizar o trabalho do projeto é equivocada, pois foca nas tarefas que serão executadas e não nas entregas para o cliente. Para melhor atender aos anseios dos clientes é melhor representar os deliverables (entregas) do projeto na EAP e não as atividades.

Em seu livro “Gerenciamento de Projetos - Como definir e controlar o escopo do projeto” (Editora Saraiva), além de propor uma estratégia para a elaboração da EAP, o professor Carlos Magno Xavier apresenta os dez mandamentos que devem ser seguidos para uma boa qualidade da estrutura.

Para conhecê-los, acesse a continuação do artigo em https://www.linkedin.com/pulse/os-dez-mandamentos-da-estrutura-anal%C3%ADtica-do-projeto-da-silva-xavier-2?articleId=6174591708664254464#comments-6174591708664254464&trk=prof-post.

4) Palestra on line Gratuita: “Análise de Negócios para o Gerente de Projetos e a Certificação PMI-PBA®”

analise de negócios 2No dia 31 de agosto de 2016, às 20:00 hs, o professor Rodrigo Neves fará uma palestra on line gratuita acerca da necessidade de haver um melhor alinhamento dos projetos com a estratégia de negócios. Para isto, vem crescendo de importância nas empresas o “Analista de Negócios”, que também deve ter conhecimento profundo de gerenciamento de projetos. Ele não somente deve transformar requisitos do negócio em processos ou projetos de TI, mas também em projetos de uma forma geral, para qualquer área da empresa.

certificação pbaO palestrante também falará acerca da certificação “Profissional em Análise de Negócios” (PMI-PBA®) do PMI.  Caso tenha interesse em assistir a essa palestra, se inscreva em http://47dd5fa.leadlovers.com/webinarrj-ago2016.

Veja também o artigo da Revista PMI Today – “Análise de Negócios – uma competência essencial do gerenciamento de projetos”, disponível em http://www.pmitoday-portuguese.com/pmitodaypt/agosto_2016?pg=3#pg3.

5) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2016 DATA LOCAL
Curso do Project Canvas ao Plano do Projeto 02 de Setembro Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 15 e 16 de Setembro São Paulo
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 29 e 30 de Setembro Niterói (RJ)
Curso Preparatório para Certificação PMI-PBA® - 36 Horas 30 de Setembro a 02 de Outubro e 07 a 09 de Outubro Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 18 e 19 de Outubro Belo Horizonte
Workshop Project Thinking – Inovação na Gestão de Projetos com Design Thinking (16 horas) 21 e 22 de Outubro Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 25 e 26 de Outubro Brasília

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações. Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nesta lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

6) Livro do mês - Gerenciamento de Projetos de Construção Civil: uma adaptação da metodologia Basic Methodware®.

Image (209)Devido à crescente busca por qualidade, baixo custo e maior produtividade no setor da Construção Civil, observa-se que diversas empresas vêm perdendo competitividade ao longo do tempo por não adotarem métodos de gestão adequados em seus empreendimentos. Para agravar ainda mais a situação, a equipe de gestão e produção da construção civil é tradicionalmente enxuta, dificultando ainda mais a sua adaptação a técnicas inovadoras de gerenciamento.

Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que o tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada.

O livro, disponível também em e-book, pode ser encontrado em http://www.brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos/metodologia/gerenciamento-de-projetos-de-construcao-civil-uma-adaptacao-da-metodologia-basic-methodware/.

7) Estatísticas do PMI (Junho de 2016)

gip4 ago 2016 8

Fonte: http://www.pmitoday-portuguese.com/pmitodaypt/agosto_2016?pg=5#pg5

8) Gerenciamento Moderno de Projetos (Inovação + Design Thinking + Canvas + Scrum)

Depois do sucesso da 1ª edição, estaremos organizando o curso “Project Thinking”, com o professor Eduardo Freire para os dias 21 e 22 de outubro de 2016. Quem participa do curso, adquire experiência de aprendizado prático da utilização de Design Thinking para gestão de seus projetos, além do uso de metodologias ágeis, gestão visual, prototipagem e pitadas de Lego Serious Play. Depois de fazer o Project Thinking, você irá aumentar o networking, o compartilhamento de conteúdo, a oportunidade de projetos, e irá troca experiências através do grupo EXCLUSIVO de Project Thinkers. Mais de 500 pessoas já participaram desse curso, em várias cidades do Brasil.

As bases do curso são:

EMPATIA; IDEAÇÃO PARA A INOVAÇÃO; ELABORAÇÃO; IMPLEMENTAÇÃO; EVOLUÇÃO

Veja mais em http://beware.com.br/services-view/workshop-project-thinking-inovacao-na-gestao-de-projetos-com-design-thinking-rio-de-janeiro/.