GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – ABRIL/ 2018


1) Projetos X Processos

 

“Nos próximos 20 anos, todo o trabalho dos executivos do planeta será desenvolvido por meio de projetos.” Tom Peters autor do livro In search of excelence  (1982).

O diretor da Beware, Carlos Magno Xavier não concorda com essa frase, que acho muito dramática, mas ela resume a ideia de que parte de um processo, com início, meio e fim, pode ser um projeto, e que existe uma linha tênue entre o que é processo e o que é projeto.

Uma parada rotineira de uma instalação industrial para manutenção preventiva ou corretiva é um projeto. Uma parada do seu carro particular para a manutenção dos 10.000 km é um projeto.

A discussão não é se o que vai ser feito é um processo ou um projeto, mas sim o que vamos tratar com as formalizações que um projeto necessita. Cada projeto é único, mesmo que seja o mesmo tipo de escopo, pois será num local diferente, com stakeholders diferentes etc. Quando a Beware implanta metodologia de gerenciamento de projetos em Organizações, seus consultores têm o cuidado de não definir o que é projeto, mas sim o que deve ser tratado como projeto, inclusive estabelecendo categorias de projetos que terão tratamentos diferenciados em razão de complexidade, importância estratégica etc.


2) Agenda de Cursos da Beware (Turmas Abertas)

 

PRÓXIMOS CURSOS EM 2018 DATA LOCAL
Curso de Gerenciamento Efetivo das Comunicações em Projetos (8 horas) 09 e 10 de Maio Rio de Janeiro
Curso de Implantação de PMO – Escritório De Gerenciamento de Projetos (16 horas) 10 e 11 de Maio Rio de Janeiro (Niterói)
Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) 
12 e 13 de Maio Rio de Janeiro
Curso: Do Project Canvas ao Plano do Projeto (16 horas)  04 e 05 de Junho Rio de Janeiro (Niterói)

Capacitação em Gerenciamento de Projetos (24 horas)

4, 05 e 11 de Junho Rio de Janeiro (Niterói)

Curso de Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos

9 e 16 de Junho  Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas)
26 de 27 Junho

Brasília

Workshop de Gestão de Portfólio e Programas (8 horas)

19 de Julho

Rio de Janeiro (Niterói)

Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) 
23 e 24 de Julho Londrina
Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas)
30 e 31 de Agosto

Rio de Janeiro (Niterói)

Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) 
27 e 28 de Setembro Goiânia
Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) 
26 e 27 de Novembro

Foz do Iguaçu

 

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em https://beware.com.br/servicos/cursos/.

Caso tenha interesse em uma proposta para curso In Company, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.


 

3)A Concepção do Projeto com um modelo Canvas

A colaboração, o comprometimento e a comunicação do projeto melhoram muito se usarmos um modelo canvas em sua concepção. No dia 15/3/2018, em Maringá – PR, o diretor da Beware Carlos Magno Xavier, conduziu o workshop “O uso de Modelo Canvas na Concepção de Projetos” durante o III Seminário de Gestão, Projetos e Liderança do Norte do Paraná.

 

Acesse um artigo acerca desse tema em: https://www.linkedin.com/pulse/concep%C3%A7%C3%A3o-do-projeto-com-um-modelo-canvas-da-silva-xavier/


 

4) Certificação Ágil do PMI – Exame agora em português

Atenção interessados na certificação em práticas ágeis do PMI (PMI-ACP) ®! O exame e as ferramentas de orientação do exame, incluindo o manual ACP e o conteúdo do exame, estão agora disponíveis também em Português.

 Saiba mais em https://lnkd.in/d7UE4YN

 Existem mais de 20.000 certificados no mundo.


 

5) Workshop “Capacitação em Gerenciamento de Projetos de Inovação, P&D”

Colaboradores da Ouro Negro, empresa de tecnologia para a Indústria de Petróleo, utilizando métodos visuais e colaborativos na “Capacitação em Gerenciamento de Projetos de Inovação, P&D”, com a condução do diretor da Beware, Carlos Magno Xavier.

 


 

5) Consultoria no Gerenciamento de Riscos em Projetos

A Beware apoia as empresas na identificação,análise (qualitativa e /ou quantitativa) e resposta aos riscos de projetos, como forma de aumentar a previsibilidade dos resultados. Também elaboramos o plano de atuação em momento de crise.

Realizamos consultoria no gerenciamento de Riscos para projetos da Petrobras, OAS, Queiroz Galvão, Bombardier, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Norskan Offshore, DOF Subsea, Consórcio Baía de Sepetiba (CBS), Emgepron e ECMAN.

 

Quer saber mais, envie e-mail para beware@beware.com.br, com o seu telefone, que entraremos em contato.


 

7) Livro do mês: Gerenciamento de Projetos – Como Definir e

Controlar o Escorpo do Projeto

 

 

Este livro apresenta aos leitores os principais aspectos envolvidos no gerenciamento do escopo de projetos, com base nos conceitos do Comitê de Normas do Project Management Institute (PMI). Por meio de uma metodologia prática, com exemplos, casos e exercícios, a obra analisa todos os processos necessários para administrar com sucesso o gerenciamento de escopo em um projeto. Possui três capítulos iniciais que abordam conceitos importantes para o gerenciamento de projetos, além de apresentar exemplos de Estruturas Analíticas de Projeto (EAPs) de diversos segmentos. Nesta terceira edição, houve acréscimo de um capítulo com o processo de planejamento do gerenciamento do escopo, além da atualização de exemplos e dados estatísticos.

 

 

 

 

Para comprar o livro, e para mais detalhes, acesse: https://www.saraiva.com.br/gerenciamento-de-projetos-como-definir-e-controlar-o-escopo-do-projeto-3-ed-2016-9342512.html


 

 

Mensagem