GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – ABRIL / 2017

 

1) Como Melhorar a Gestão de Projetos, Programas e Portfólio?

Você não está gerenciando adequadamente seus projetos e programas? A sua empresa não está selecionando os projetos e acompanhando o desempenho do portfólio como deveria?

Calor Magno Xavier, diretor da Beware, escreveu um artigo apresentando dicas para como sistematizar o Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio em uma Organização, abordando as dimensões: processos, tecnologia, pessoas e governança. Também sugere que a sistematização seja tratada como projeto, sendo proposto o seu escopo.

Caso você tenha interesse em ler o artigo, clique aqui.

 

2) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2017 DATA LOCAL
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 15 e 16 de maio Fortaleza
Curso de Implantação de PMO – Escritório De Gerenciamento de Projetos (16 horas) 23, 25 e 30 de maio; e 01 de junho Rio de Janeiro
Workshop de Concepção e Planejamento de Projetos (16 horas) 27 de maio e 3 de junho Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo 03 e 04 de junho Rio de Janeiro (Niterói)
Curso de Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos (16 horas) 3 e 10 de junho Rio de Janeiro
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas (16 horas) 8 e 9 de junho Rio de Janeiro
Workshop Project Thinking: Design Thinking na Gestão de Projetos (16 horas) 23 e 24 de junho Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 26 e 27 de junho São Luis/MA
Gerenciamento de Riscos Utilizando Simulação de Monte Carlo 17 e 18 de julho Belo Horizonte

*Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

 

3) Implantação de Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO)

Os benefícios que podem ser gerados por um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO - Project Management Office) dependem das suas funções, estrutura e recursos disponibilizados. A ideia inicial de implantação surge da necessidade de dar maior transparência aos dirigentes acerca dos projetos que compõem a carteira da empresa e, principalmente,  para aumentar a eficiência e eficácia da gestão. No decorrer da implantação outros benefícios são percebidos, tais como padronização das informações, melhor compartilhamento de recursos.

PMOs contribuem, em média, diretamente para as seguintes melhoras de desempenho: 31% de diminuição no fracasso de projetos; 21% de aumento de produtividade; 19% de projetos entregues adiante do prazo; 17% de redução de custos em projetos (The State of the PMO 2010, PM Solutions, In PM Network, volume 25, número 8, página 38. Project Management Institute, 2011).

Porém, duas estatísticas são preocupantes: 60% dos profissionais seniores de projetos questionam o valor do PMO (ESI, 2011); e 50% do PMOs falham em sua primeira implementação (Michael Cooch em Gale, 2011).

Por isso que é muito importante que a implantação de um PMO seja muito criteriosa. Caso queira conversar com um de nossos consultores acerca deste tema, envie mensagem para beware@beware.com.br

 

4) Resultado do Sorteio da Pesquisa de Cursos 2017

O Grupo Beware realizou no mês de março a Pesquisa de Cursos 2017, onde buscamos, através da opinião de nossos clientes, entender a demanda dos nossos cursos.  Para os todos os participantes que cadastraram o e-mail da Pesquisa de Cursos 2017, oferecemos um desconto de 10% em qualquer curso ministrado pela Beware. Sorteamos também, 5 descontos de 50% em qualquer um dos nossos cursos. Confira agora no nosso site os ganhadores, clicando aqui.

 

 

5) Livro do mês: Projetos de Infraestrutura de TIC

“A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity).

Sua empresa está preparada para este cenário? Este livro faz parte da série Gerenciamento de Projetos sem Complicação, que se propõe a mostrar que estes temas podem ser abordados de forma objetiva, prática e simplificada.

Devemos tratar a Governança de TIC como condição “sine qua non” para subsidiar a velocidade com que a empresa percebe mudanças de cenário e toma decisões que permitam gerar maior interação com seu público-alvo e, com isso, atender às suas necessidades.

Visando a simplificação desse processo desenvolvemos a Basic Methodware®, uma abordagem prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos, neste livro adaptada para projetos de infraestrutura de TIC.

Esperamos que, com a metodologia descrita neste livro, os seus projetos possam ser gerenciados sem engessamento ou burocracia.”

Para comprar o livro e para mais detalhes, clique aqui.