Governança de Projetos, Programas e Portfólio

Qual a diferença entre Governança e Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios?

Durante a pesquisa PMSurvey.org, realizada em 2014 por seções regionais do PMI (Project Management Institute), “governança” foi o aspecto menos considerado, no gerenciamento de projetos, nas cerca de 400 organizações participantes.

Governança1

Fonte: www.pmsurvey.org

Afinal de contas, o que é governança? Qual a diferença para gerenciamento?

A governança se concentra em quem toma as decisões (direitos de decisão e estruturas de autoridade), na forma como as decisões são tomadas (processos / procedimentos), e nos facilitadores de colaboração (confiança, flexibilidade e controles comportamentais), definindo assim o framework de governança no âmbito do qual as decisões são tomadas e os tomadores de decisão são responsabilizados.

Muitas organizações têm princípios, políticas e procedimentos para fornecer orientações de como uma organização é dirigida e controlada. Princípios de governança organizacionais são aprovados pelo órgão de gestão de nível mais alto da organização e podem incluir a clareza dos papéis e das autoridades, ética, responsabilidade, transparência, responsabilidade social, e uma variedade de outros princípios que são únicos para cada organização. As políticas organizacionais são o mecanismo usado para apoiar e comunicar esses princípios para que o conselho ou órgão de gestão seja informado sobre as questões e os riscos estratégicos que enfrentam uma organização. Por exemplo, nos Estados Unidos, a lei Sarbanes-Oxley Act de 2002 requer uma gestão para certificar a exatidão dos relatórios financeiros.

A governança é a responsável por prover estrutura, processos, modelos de tomada de decisão e ferramentas para o gerenciamento, ao mesmo tempo controlando e apoiando, a fim de obter uma entrega bem-sucedida dos benefícios esperados.

A governança de portfólios, programas e projetos está focada em como a governança é definida e executada para garantir o sucesso do portfólio, programas e projetos, o que inclui a descrição dos detalhes dos processos, atividades e tarefas para implementar ou melhorar a governança, de forma a produzir os resultados desejados.

A figura a seguir mostra que a sistematização do gerenciamento de projetos, programas e portfólio é formada por processos, pessoas e tecnologia, com a governança sendo responsável pelo funcionamento integrado dessas dimensões.

Governança 2

A governança, portanto, estabelece as regras, sendo o gerenciamento responsável pelo seu cumprimento, organizando e fazendo o trabalho necessário.

Governança 3O Project Management Institute (PMI) lançou, em janeiro de 2016, o Guia Prático “Governança de Projetos, Programas e Portfólios”, que está disponível para download em http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards/~/media/PDF/learning/portfolio-program-project-governance-practice-guide.ashx.

Veja na tabela abaixo, de acordo com esse Guia, alguns exemplos das diferenças entre governança e gerenciamento.

Governança 4

A figura abaixo apresenta os elementos da governança, de acordo com o guia.

Governança 5

Ter processo de gerenciamento aumenta em quatro vezes a chance de sucesso, segundo o PMI´s Pulse of the Profession 2015.Este é o momento ideal para as organizações investirem na Governança, pois precisam aumentar sua eficiência e eficácia.

dez mandamentos 4Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor, PMP) – magno@beware.com.br

Diretor da Beware Consultoria e Treinamento (www.beware.com.br), eleito em 2010 uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. Autor/coautor de dezesseis (16) livros, professor de MBAs da FGV, UFRJ e Fundação Dom Cabral e consultor de diversas empresas.